Ícone do site Qual Viagem

Olímpia entra na rota dos principais destinos turísticos do país

Foto via Divulgação

Olímpia, cidade de 54 mil habitantes a 435 km de São Paulo, é um dos lugares mais acolhedores do Brasil, segundo a agência de turismo online Expedia. Não apenas pelos parques e pela relação com a natureza, mas o município também é reconhecido pela exploração do folclore que decidiu fazer: hoje intitulada a Capital Nacional do Folclore, a prefeitura organiza todos um anos um festival tradicional que reverencia as origens e costumes folclóricos brasileiros.

A 55ª edição do festival, que acontecerá entre os dias 3 e 11 de agosto, quer superar a do ano passado, quando 130 mil pessoas passaram pelos nove dias de festa. Ao todo, o Folclore de Olímpia de 2018 reuniu 55 grupos folclóricos e parafolclóricos de 17 estados, sendo 14 deles inéditos, em uma mistura de cores, costumes, danças, culinária e sotaques. Segundo a comissão organizadora, 1,8 mil artistas se apresentaram nas ruas, nos prédios públicos, nas escolas e nos parques da cidade.

Um dos chamarizes do turismo local, o festival faz com que novos turistas nacionais conheçam alguns dos atrativos que leva multidões do estado para a cidade a cada fim de semana. Um deles é o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, com um acervo de mais de dez mil peças sobre mitos, lendas, histórias e literatura folclórica brasileiros, assim como instrumentos musicais, roupas e objetos rituais. A grande atração do museu, porém, é locomotiva inglesa intacta do século XIX que ligava a cidade ao resto do país. O palacete Giosué Tonanni, sede do museu, também é um espetáculo à parte.

O roteiro arquitetônico ainda pode ser completado com uma passada pelas igrejas olimpianas: as duas matrizes — Nossa Senhora Aparecida e de São João Batista — são modernas e grandes, e a segunda ainda tem um vão livre considerado um dos maiores do país.

No entanto, o que leva tanta gente à cidade são as suas águas termais, que variam de 26°C a 28°C e fizeram a fama de Olímpia. No verão, os parques aquáticos lotam de famílias ou casais que se hospedam nos hotéis anexos para aproveitarem as piscinas e os restaurantes. No inverno, os quartos com ar-condicionado split deixam os ambientes quentes, assim como as águas mornas permitem que se passe o dia inteiro mergulhando.

Olímpia tem dois parques aquáticos: o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach Olímpia — um dos principais complexos turísticos da América Latina, com mais de 300 mil metros quadrados e 50 atrações diferentes. O Thermas dos Laranjais foi considerado o primeiro parque aquático do Brasil, é o mais visitado do país até hoje (em 2017 recebeu 2 milhões de pessoas) e ocupa a quarta posição entre os parques desse tipo no mundo. Há dois anos, ele voltou às páginas da imprensa por inaugurar a primeira montanha-russa aquática brasileira.

Para completar o circuito das águas, o Mirante Praia Clube construiu uma praia artificial (com água salgada, inclusive) com restaurantes à beira da orla e um quiosque com drinks — como se o turista estivesse mesmo na beira do mar.

Texto por: Agência com edição

Foto Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile