Situado na fronteira com a Argentina e o Uruguai, o Rio Grande do Sul oferece inúmeros roteiros turísticos que incluem destinos culturais e históricos, vinícolas e paisagens pitorescas. Separamos oito cidades para inspirar uma viagem pelo estado. Conheça:
Bagé
Localizada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, Bagé teve um papel importante histórico na região desde o tempo do Império. Apesar de não estar nos principais roteiros turísticos do Estado, a cidade é uma das mais antigas e conta com diversos edifícios arquitetônicos importantes que até hoje estão preservados.
Fundada em 1897, a Vila de Santa Thereza é onde está a maior parte desses prédios, como o Palacete Pedro Osório, principal local de reuniões políticas e atual sede da Secretaria da Cultura. A centenária capela de Santa Thereza de Ávila é outro atrativo pela região. Dentro da igrejinha, é possível encontrar obras de arte e imagens muito bem preservadas.
Bento Gonçalves
Situada no Vale dos Vinhedos, região enoturística do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves desponta como um destino gastronômico, mas, ao mesmo tempo, convida os visitantes a conhecerem parte de uma história preservada.
O legado cultural deixado pelos imigrantes italianos é visível em diversos pontos da cidade, em especial, no Bairro Cidade Alta, que concentra a maior parte dos atrativos turísticos, como a Maria Fumaça, Casa do Artesão e do Artista Plástico, o Parque Cultural Epopeia Italiana e a Cooperativa Vinícola Aurora. Não deixe de incluir no seu roteiro uma visita ao Museu do Imigrante e a Pipa Pórtico, o cartão-postal de Bento Gonçalves.
Canela
Dona de atrativos naturais, gastronomia diversificada e monumentos históricos, a cidade é uma das mais charmosas no sul do país. Na região, é possível encontrar diversos roteiros turísticos, o que facilita na hora de programar de a viagem. A Rota Cervejeira e o Tour da Uva e Vinho figuram entre alguns dos principais programas.
O Parque Estadual do Caracol conta com 25 hectares destinados a visitação e turismo. Dentro do complexo está a bonita Cascata do Caracol, uma cachoeira de 131 metros de altura que é um dos cartões-postais da Serra Gaúcha.
Caxias do Sul
Cidade mais populosa do interior gaúcho, Caxias do Sul é um importante polo industrial para o estado. Graças aos diversos atrativos oferecidos pelas propriedades rurais, a região também figura como um badalado destino turístico. Destaque especial para o Château Lacave, um marco histórico construído no século XX. O castelo conta com uma vinícola, espaço para eventos e restaurante exclusivo.
Gramado
Vizinha de Canela, Gramado é um destino que atrai turistas que buscam por um roteiro diferenciado pela Serra Gaúcha. Famosa por seus eventos temáticos, a cidade conta uma agitada programação de festivais que agradam a todas as idades. Anote na agenda: o festival de Páscoa, um dos espetáculos mais bonitos da região, acontece entre 20 de março e 12 de abril. Não deixe de garantir suas entradas para as apresentações e atrativos turísticos.
A região oferece uma variedade de opções em hospedagens. Por ser alta temporada, é necessário fazer a reserva com antecedência nos hotéis em Gramado.
São Miguel das Missões
O município conta com um dos mais importantes monumentos históricos do país. As ruínas, que levam o mesmo nome da cidade, são seu atrativo turístico mais conhecido e visitado.
Tombado pela UNESCO como parte do Patrimônio Cultural da Humanidade, o conjunto de prédios representa os vestígios mais bem preservados das remanescentes colônias jesuítas.
Torres
Situada na divisa com Santa Catarina, a cidade é uma das mais bonitas do litoral norte do Rio Grande do Sul. A praia da Guarita, o cartão-postal da região, é ponto de parada obrigatório para quem visita Torres. Já a praia do Cal é ideal para os surfistas. Ali, as boas ondas reúnem inúmeros amantes do esporte.
Torres também é famosa pelo Festival de Balonismo, evento que oferece competições de balões, programação cultural, musical e gastronômica. Esse ano a festa acontece de 29 de abril a 3 de maio.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via Jefferson Bernardes – MTUR