Ohrid é uma pequena cidade da Macedônia que faz fronteira com a Albânia e, devido a isso, seus limites são compartilhados pelos dois países. Como a Macedônia não tem mar, os moradores desta cidade usam o lago, de mesmo nome, para se divertir no verão e se refrescar. Mesmo ficando escondidinha ao redor de países mais famosos, o lugar já chamou a atenção dos europeus e de alguns poucos brasileiros.
Pequena e desconhecida, esses títulos não fazem da cidade um lugar mal estruturado, pelo contrário, Ohrid está totalmente preparada para receber turistas, e a prova disso está na quantidade de hotéis, restaurantes e comércios e nas placas bilíngues (macedônio e inglês) indicando a direção das principais atrações – turistas são muito bem-vindos por lá.
Caminhar pelas ruas sem rumo descobrindo resquícios milenares a cada curva junto a lindas paisagens é uma das formas de entretenimento e atrações. Um dos lugares mais encantadores e ricos é o centro histórico de Ohrid. Passear por lá é o mesmo que viver em diferentes períodos de sua história, principalmente na época medieval, quando a cidade tinha grande importância para a região.
Entre os edifícios históricos e importantes está a Igreja de Santa Sofia, do século XI. A Santa Sofia de Ohrid foi convertida em mesquita durante o domínio do Império Otomano. Ela está situada pertinho do lago, junto à pequena praia, uma área onde os moradores aproveitam para tomar sol e mergulhar.
Caminhando cerca de 10 minutos depois da praia, você irá se deparar com uma vista incrivelmente linda, que inclusive é o cartão-postal do destino. A vista da Igreja de São João em Kaneo sobre o lago é adorável e capaz de transmitir calmaria. É de ficar horas e mais horas admirando, apenas parado enquanto aprecia o lindo cenário.
Uma das próximas paradas é a Fortaleza de Samuil, que possui vestígios do período em que a cidade foi sede do Império Búlgaro, entre 990 e 1015. Restaurada há poucos anos, a fortaleza proporciona uma vista de toda a cidade.
O sítio arqueológico que abriga o Mosteiro de São Clemente e Pantaleão também é um dos lugares para visitação, assim como o Teatro Antigo de Ohrid.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / joyt