A apenas 80 km ao norte de Lisboa, Óbidos reúne o charme de um típico vilarejo português com as características de uma antiga cidade medieval. A cidade foi erguida sobre uma colina e é repleta de casas de paredes brancas cercadas por uma muralha e um castelo que datam da Idade Média e que mantêm um alto nível de preservação.
A partir de século XIII, Óbidos prosperou graças a várias dinastias da família real, desde que o Rei D. Dinis ofereceu a vila à Rainha D. Isabel. Grande parte das construções por ali é da época áurea da cidade. Ao longo do verdadeiro labirinto de ruelas de pedra que se estendem entre as muralhas, encontre pórticos manuelinos, pequenas praças e muitas igrejas.
Como o centro é cheio de ladeiras e ruas estreitas e tortuosas, estacione o carro do lado de fora das muralhas e faça todo o passeio a pé. Em vários pontos da vila, inclusive ao caminhar sobre as muralhas, é possível ter um panorama incrível das colinas e planícies ao redor de Óbidos. Visite também o castelo, hoje convertido em um romântico hotel – a Pousada Castelo de Óbidos.
Outros pontos de interesse são a Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia e o Museu Municipal de Óbidos. Quanto à gastronomia, experimente a caldeirada de peixe e, de sobremesa, beba uma tradicional ginjinha em um copinho de chocolate.
Óbidos é palco de diversos eventos e festivais ao longo de todo ano. Um dos mais famosos é o Festival Internacional do Chocolate, que acontece em março. A cidade também recebe as Temporadas de Música Clássica Barroca, o Festival de Ópera e um Mercado de Natal no final do ano. Entre julho e agosto, acontece o Mercado Medieval de Óbidos, que leva os visitantes em uma viagem no tempo com torneios de cavaleiros, ceias medievais e um mercado de artigos da época.
Mais informações em: visitportugal.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / gregobagel