Ícone do site Qual Viagem

O que visitar na região da Emilia-Romagna

View of Bologna. Emilia-Romagna, Italy

Localizada no norte da Itália, a Emilia-Romagna destaca-se pela culinária e por importantes marcas de automóveis. Não tão conhecida entre os brasileiros, vale a pena visitar a tranquila região em uma viagem pela Itália. Entre os principais destinos estão Bolonha, Modena e Parma – dedique um ou dois dias em cada uma deles.

Foto por iStock / starmaro

As cidades da Emilia-Romagna não são grandes, portanto, é fácil percorre-las a pé. Em Bolonha, comece pela Piazza Maggiore, no centro. Explore as ruas estreitas, encante-se com as construções medievais e faça uma boa refeição em uma osteria local. Bolonha, que respira arte e história, é uma cidade universitária, lar da primeira universidade do mundo ocidental.

Famosa pelo aceto balsâmico e por fábricas de carros de luxo, Modena é tranquila e agradável. Percorra os principais pontos históricos da cidade, como o Duomo (Catedral de Modena), a Torre Civica, a Piazza Grande e o Palazzo Ducale. Depois faça compras na Via Emilia. O Teatro Comunale Luciano Pavarotti (famoso tenor que nasceu em Modena) tem uma ótima programação de óperas.

Foto por iStock / sanniely

Modena também é um ótimo destino para os fãs do automobilismo. Há o Museu Casa Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari e nascido na cidade. No Autódromo de Modena, você pode dirigir uma Ferrari em uma pista de testes. Nas proximidades, há o Museu Ferrari e o Museu Lamborghini.

Em Parma, passeie pela região central e histórica, onde estão a Piazza Garibaldi, a Piazza Duomo, a Piazza della Pace e o Parco Ducale. Se sobrar tempo em seu roteiro, vale também conhecer outras cidades da região, como Reggio Emilia, Ravena, Ferrara e Imola.

Foto por iStock / bbsferrari

Como toda boa região italiana, a gastronomia é uma das principais atrações do destino. Vale ressaltar que a culinária local é uma das melhores do país. A lista de pratos e ingredientes típicos a provar é grande: tagliatelle com ragu alla bolognese (molho bolonhesa), ricota, prosciutto di parma, tortellini, parmigiano reggiano (o verdadeiro queijo parmesão), aceto balsâmico, trufas, cogumelos porcini e muito mais.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Arsty

Comentários

Sair da versão mobile