Ao noroeste da França está localizada uma cidadezinha coberta de histórias, cultura e arte. Rouen, na região da Normandia, é a escolha perfeita para quem quer fugir de destinos óbvios. A pequena cidade fica próxima de Paris, tornando assim, o deslocamento mais fácil.
Rouen gira em torno da vida universitária, tanto de moradores como de jovens que escolhem fazem intercâmbio na cidade francesa. Mas é em seu centrinho que está a maioria das atrações turísticas. Seguindo pelas ruas planas, o turista irá encontrar construções antigas e charmosas, junto com casas que possuem estilo enxaimel e estruturas de madeira.
Um dos cartões postais de Rouen é o Gros-Horloge. Um grande e bonito relógio do século XIV, instalado na fachada de uma torre em uma das ruas de pedestre mais movimentadas da cidade. A torre do relógio abriga um pequeno museu que mostra um pouco sobre sua história e, além de marcar a hora, o relógio ainda indica as fases da lua. Da torre, o visitante terá uma vista incrivelmente linda da cidade – mesmo a não sendo muito alto.
Outro lugar muito visitado e fotografado é a Catedral Notre-Dame de Rouen. Com estilo gótico, a fachada da Catedral é grande e possui diversas pinturas iluminando a entrada. Suas duas enormes torres foram consideradas, em 1880, o edifício mais alto do mundo.
Um dos lugares que não pode faltar no seu roteiro é o tradicional bar cervejeiro: Delirium Tremens. O estabelecimento deixa os amantes pela bebida admirados com mais de 2 mil opções de cervejas de todo o mundo. A cerveja mais procura por lá são as cervejas belgas, mais fortes e escuras. São as favoritas dos turistas. Já para quem gosta de experimentar novos gostos, as indicadas pelos funcionários são as cervejas de chocolate, pimenta e muitas outras opções. Achar o bar é muito fácil, apenas encontre um estabelecimento com a placa de um elefante cor-de-rosa.
Quando o assunto são museus, a França é mundialmente conhecida, com seus acervos magníficos e de respeito. O Musée de Beaux-Arts de Rouen não fica para trás. Localizado em um belo edifício, o museu abriga uma coleção das obras de Delacroix, Velásquez, Modigliani, Caravaggio, Rubens, Monet e muito mais.
Na Praça do Vieux Marché estão localizados um dos melhores restaurantes de Rouen. Essa praça é muito importante, tanto que recebeu uma estátua em homenagem a Joana D’Arc, uma mulher que serviu ao exército francês e foi queimada viva na praça, no ano de 1431. Hoje, no local que ficava sua fogueira, foi construída uma igreja.
A igreja de Joana D’Arc tem um estilo moderno e diferente das outras igrejas. Église de Saint Jeanne D’Arc possui vitrais deslumbrantes. Há também uma torre, que fica aberta ao público. A torre foi o local onde Joana ficou presa e é a única lembrança que sobrou de um antigo castelo. E para conhecer mais sobre a história dessa guerreira, visite o museu dela, que fica em frente à igreja.
Como chegar a Rouen de trem:
O tempo médio de viagem entre Paris e Rouen é de duas horas. A rota mais rápida leva 1h22. O primeiro trem parte de Paris às 6h11 e o último às 21h50. Por dia, circulam em média seis trens entre as duas cidades, saindo aproximadamente a cada 1h40 minutos. A estação de partida é Paris st lazare. Para mais informações sobre o bilhete confira na Rail Europe.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / AGaeta