Ícone do site Qual Viagem

O que fazer em Bonito: 6 atrações para um roteiro de 5 dias na cidade

o que fazer em Bonito

Foto por Eliria Buso

Bonito é um destino dos sonhos para muitos dos viajantes mais aventureiros. O mundo de águas cristalinas situado no Mato Grosso do Sul atrai turistas do Brasil e do mundo em busca de contato com a natureza e atividades cheias de adrenalina. Porém, a infinidade de atrações da pequena cidade de menos de 25 mil habitantes pode confundir os visitantes que têm pouco tempo de viagem e buscam o que fazer em Bonito.

Desde as atividades de flutuação, até trilhas para as cachoeiras, visitas às grutas e atividades mais radicais, por exemplo, o que não faltam são opções para todos os perfis de visitantes.

A Qual Viagem visitou esse paraíso sul-mato-grossense em um roteiro de 5 dias e indica, a seguir, 6 atrações imperdíveis para conhecer por lá:

Gruta do Lago Azul

Foto por Eliria Buso

Localizada a pouco mais de 20 quilômetros de Bonito, a Gruta do Lago Azu lé um dos principais cartões-postais locais. A área é protegida pelo IPHAN desde 1978 e é considerada uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Primeiramente, a descida é feita a partir de uma escadaria de 300 degraus, passando por platôs para a observação do interior da caverna, de onde se avistam estalactites, estalagmites e coraloides.

Ao final do percurso, chega-se próximo ao exuberante lago azul, que graças à incidência da luz exibe um tom quase artificial, mas não por isso menos impressionante. O lago, que não é aberto a banho, tem cerca de 90 metros de profundidade total. Segundo estudos, já abrigou, há milhares de anos, animais como o tigre-dentes-de-sabre e preguiça gigante.

Flutuação na Nascente Azul

Foto por Divulgação

A flutuação é uma das atividades mais procuradas no destino, graças aos seus rios de águas cristalinas e rica diversidade subaquática. Na Nascente Azul, a atividade é feita no rio de mesmo nome, onde os visitantes são equipados com roupa de neoprene, colete e máscara de snorkel para observar os peixes e plantas debaixo d’água.

O local, inclusive, é o único de Bonito onde se pode combinar flutuação e mergulho, já que os visitantes que desejarem podem fazer apneia descendo sete metros para observar onde a água nasce.

Bote Eco Park

Foto por Divulgação

O passeio de bote feito Eco Park Porto da Ilha é uma boa atividade para a família inteira. Situado a 12 quilômetros de Bonito, no Rio Formoso, o local oferece diversas atividades, como stand up paddle, caiaque e área de balneário.

Além do bote, que percorre corredeiras e cachoeiras, em uma espécie de rafting para iniciantes, onde é possível contemplar toda a natureza ao redor e dos animais silvestres, inclusive muitos tucanos!

Quadriciclo Trilha Boiadeira

Foto por Divulgação

Do mesmo modo, para intercalar entre uma atividade e outra de água, uma boa alternativa é o passeio de quadriciclo da Trilha Boiadeira. Em um percurso de 4,5 quilômetros, os aventureiros passam por uma antiga estrada que era utilizada pelas famosas comitivas pantaneiras do Mato Grosso do Sul.

Ali, além de observar a natureza, incluindo animais como tamanduás, é possível elevar a adrenalina passando por um percurso com – muitas – poças de lama e terrenos íngremes.

Grutas de São Miguel

Foto por Eliria Buso

Próximas da Gruta do Lago Azul, as de São Miguel têm um cenário um pouco diferentes e funcionam como um complemento perfeito de um roteiro pelas formações rochosas.

Antes de tudo, o percurso até a gruta já chama a atenção, com uma ponte pênsil de 120 metros de extensão, quase na altura da copa das arvores, de onde se tem uma bela vista do verde da fazenda.

Após uma curta trilha, chega-se até a caverna, que se difere da vizinha mais famosa por conta dos espeleotemas com suas formas impressionantes. Estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas encantam o visitante.

Boia cross

Foto por Divulgação

Outro atrativo de aventura na medida certa em Bonito é o boia cross no Hotel Cabanas. A descida de 1.200 metros é feita em um braço estreito do Rio Formoso, em boias individuais, passando por cachoeiras e corredeiras.

Além disso, no percurso, o viajante se diverte entre uma queda e outra e ainda é presenteado com a bela paisagem proporcionada pelo leito do rio com as suas águas cristalinas e alguns animais.

Quem leva

A Acqua Studio de Viagens (acquaviagens.com.br) atua há sete anos como o único studio de viagens de Bonito, com o objetivo de atender aos viajantes que buscam personalização e flexibilidade em seus roteiros de viagem pelo destino do Mato Grosso do Sul. Ou seja, é uma boa opção para quem não sabe o que fazer em Bonito e deseja se planejar para curtir o melhor do destino.

Onde ficar

Promenade Bonito All Suítes – bonitoallsuites.com.br

Onde comer

Juanita Restaurante – juanita.com.br

Restaurante Casa do João – instagram.com/casadojoaorest

Restaurante do Marco Velho – instagram.com/restaurantedomarcovelho

Varandas Restaurante – instagram.com/varandasbonitoms

Beco da Arte GastroBar – instagram.com/becodaartegastrobar

Espaço Jack – instagram.com/espacojackbonito

A viagem a Bonito foi feita à convite da Acqua Studio de Viagens.

Foto destaque por Eliria Buso

Comentários

Sair da versão mobile