Ícone do site Qual Viagem

O que conhecer em Bogotá – Colômbia

Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)

Sobre o que conhecer

Quando chegamos a Bogotá, já tínhamos feito algumas pesquisas do que tínhamos para conhecer. (claro eu adoro planejar e pesquisar sobre as cidades que vou visitar rs). Mas conhecer os pontos principais de lá é bem fácil. Basta você pegar algum transporte até a praça principal e partir de lá para todos os pontos. É tudo muito acessível e gostoso de ir caminhando.

Praça Bolivar (Praça Central de Bogota)

A Praça Bolívar é a principal praça no centro de Bogotá, onde se pode admirar os principais monumentos históricos.

Ela leva o nome de Simón Bolívar, o líder militar nascido na Venezuela que desempenhou um papel fundamental na libertação da América Latina.

Marca o coração do centro de Bogotá e é facilmente acessível a pé vindo de qualquer outra grande atração da cidade. É um ótimo lugar para começar um tour pelo centro histórico da cidade e a pitoresca região de La Candelaria.

 

(Foto por Aline Siqueira)

(Foto por Aline Siqueira)

Catedral Principal da Colômbia (Catedral de Bogotá)

Esta é a maior catedral da Colômbia e fica no local da primeira igreja construída em Bogotá e a sede do Arzobispado da cidade. O templo original foi construído em 1538 e já é terceira reconstrução do templo, finalizada na década de 1940. A Catedral conserva os restos do fundador da cidade. É bem bonita vista por fora e também bem grandiosa que mal cabe na foto.

(Foto por Lívia Soares)

(Foto por Aline Siqueira)

Capitolio Nacional (Palacio do Governo)

O Capitólio Nacional da Colômbia está ao sul da Praça Bolívar e é onde está o Congresso Nacional da Nação. Sua construção foi iniciada em 1846 e só foi finalizada em 1926 devido a conflitos internos no país.

É o centro do poder Legislativo do país. O prédio em estilo neoclássico ficou pronto em 1926.

 

(Foto por Lívia Soares)

(Foto por Aline Siqueira)

Palacio da Justiça 

Atual sede do poder Judiciário do país, traz à lembrança parte da história sangrenta do país. Suas sedes anteriores foram destruídas pela revolta conhecida como El Bogotazo e durante a invasão do M-19.

(Foto por Lívia Soares)

 

 

Museu da Policia

O acervo do museu reúne mais de mil objetos espalhados por 26 salas, cada uma dedicada a um aspecto da história da polícia colombiana. Localizada no segundo andar, a sala brigadeiro general Jaime Ramírez Gómez reúne o material relacionado à luta contra o narcotráfico no país, onde a caçada a Pablo Escobar, no início da década de 1990, ocupa lugar de destaque. Na sala há um boneco do mafioso morto e outra relíquia do criminoso: uma pequena pistola cor de prata que ele sempre levava presa ao tornozelo. Entre outras coisas que mostram um pouco da história de Escobar, como a polícia sendo a grande vitoriosa.

 

(Foto por Lívia Soares)

Cerro Montesserate

Alcançando mais de 3.200 metros acima do nível do mar, ele abriga uma igreja no seu cume e é rota de fé para os colombianos. Eles simplesmente lotam a Igreja, os bondinhos e todas as instalações que compõem a estrutura do Monserrate. A vista panorâmica da cidade é impressionante!

Essa é, sem dúvida, uma das principais atrações de Bogotá. É um morro mega alto, onde você tem uma vista linda da cidade. Dá pra subir pelo teleférico, pelo funicular (trenzinho) ou a pé, se você tiver pique pra isso… :). O funicular só funciona pela manhã.

 

(Foto por Lívia Soares)

(Foto por pessoa desconhecida)

(Foto por Lívia Soares)

Museu do OURO

O Museo do Ouro do Banco da República da Colômbia preserva e investiga uma das mais importantes coleções de metalurgia pre-hispânica do mundo atual. Fundado em 1939 esta instituição se converteu em um emblema para a memória cultural da Colômbia.

Mesmo pra quem não é super ligado em museus, essa é uma ótima pedida. O museu tem uma coleção super legal de objetos de ouro feitos pelas civilizações pré colombianas, de diversas regiões da Colômbia.

(Foto por Lívia Soares)

 

 

Igreja da Candelaria

A Igreja da Candelária pode não ser tão imponente quanto à Primeira Catedral de Bogotá, mas é emblemática por manter muito bem conservada sua arquitetura colonial

 

(Foto por Aline Siqueira)

Museu do Botero

O Museu Botero é um museu de arte dedicado ao artista colombiano Fernando Botero, um dos mais conhecidos do país e que possui um estilo único.

As obras do famoso artistas são exibidas de forma bastante divertida neste que é mais um dos pontos obrigatórios da cidade. O museu reserva ainda algumas surpresas: obras de outros artistas famosos, como Picasso, Monet, Renoir, Dalí, entre outros.

 

(Foto por pessoa desconhecida)

(Foto por pessoa desconhecida)

Casa da Moeda

A Casa da Moeda de Bogotá foi fundada em 1621 e no ano seguinte cunhou as primeiras moedas de ouro da América. Hoje o lugar é um museu que exibe as moedas de ouro e de prata usadas na Colômbia desde o período colonial.

(Foto por Lívia Soares)

Nossa Análise

Bogotá é uma cidade grande, mas com uma pitada de mergulho no tempo. E confesso que me senti mergulhando um pouco também na serie “Narcos”. Por toda esquina que se passa tem uns 2 ou 3 policiais, vestidos de verde e com grande armamento. A sensação que da é bem estranha. Não sei se da pra se sentir segura ou mais apavorada.

Bogotá é uma cidade gigante, como quase toda capital latino-americana. São cerca de 7 milhões de pessoas circulando todos os dias pela cidade, entre ônibus, vans, carros, motos, bicicletas e outros transportes alternativos que você já conhece bem. Portanto, evite transitar com objetos de valor ou dar mole pelas ruas, é sempre bom tomar cuidado.

 

(Foto por Lívia Soares)

Comentários

Sair da versão mobile