Se tem uma coisa que chama tanta atenção na Tailândia quanto suas ilhas paradisíacas e seus tuk-tuk nas ruas é a gastronomia. Repleta de cores, aromas e temperos, a comida original tailandesa se destaca pela pimenta e pela mistura de salgado e doce.
Apesar de bastante peculiar, a culinária na Tailândia tem um ótimo custo-benefício, o que motiva os turistas a experimentá-la. Em Bangkok, por exemplo, é possível experimentar um bom prato tradicional tailandês por 10 ou 15 reais.
A base dos pratos leva sempre massa, arroz (de jasmin) e frango, mas peixes e frutos do mar também são muito presentes. Nos condimentos, os mais comuns são: coentro, cebolinha, gengibre, curry e capim-limão. O curry tailandês, presente no tempero da grande maioria dos pratos, é um pouco diferente do indiano; ele é uma pasta que dá o sabor e, geralmente, o apimentado, no prato.
Alguns dos pratos famosos por lá são: o Pad Thai, macarrão de arroz salteado com camarões, queijo tofu, e outras carnes, além de ovos e condimentos como alho e pimenta; o Gang Keow Wan, que é um prato à base de pasta verde de curry, bambu, leite de coco, frango e manjericão-tailandês; e sopas com noodles, que também são muito apreciadas.
Como quase todo país asiático, a Tailândia é grande reduto de comida de rua. Por lá, eles estão totalmente acostumados a comer fora do café da manhã ao jantar. E por isso, existem diversos tipos de barracas de comida – até aquelas com os famosos insetos! As ruas são recheadas de ambulantes com suas carrocinhas até estruturas parecidas com quiosques, com mesa, cadeiras e cozinha mais equipada. É claro que nem todas são completamente confiáveis, mas não se pode passar por lá sem experimentar pelo menos algumas das delícias de rua.
Onde comer em Bagkok
Blue Elephant
Food Republic
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ islander11