Se você está planejando conhecer a capital do estado de Goiás, seja a trabalho ou a lazer, prepare-se para comer bem! Goiânia é um destino ainda pouco explorado pelo turismo – exceto pelo corporativo – mas a levar pela gastronomia, tem muito potencial.
Com uma fartura que lembra bastante a vizinha Minas Gerais, a mesa goianiense reúne ingredientes típicos do cerrado como o pequi (ame-o ou deixe-o), mangaba, guariroba e o baru, que estão presentes da entrada à sobremesa.
Para conhecer – e experimentar – melhor todas essas iguarias com o melhor gostinho caseiro, vale a pena visitar o Restaurante Popular da 72. Com história de sobra, o lugar fundado há mais de 40 anos pela Dona Lourdes e recebe pessoas de todo o tipo: dos engravatados aos curiosos turistas.
E é nessa classe que nos encaixamos. Em uma mesa de cerca de dez pessoas, vimos surgirem pratos e mais pratos – que se não perdemos as contas totalizaram 22 – com delícias como: arroz com pequi, frango caipira, disco de carne moída, quiabo e linguiça apimentada.
Achou demais? O restaurante ainda serve, em potes pra lá de generosos, as sobremesas na mesa – para você se deliciar a vontade; a mais famosa é a ambrosia da Dona Lourdes, mas você também pode experimentar o doce de leite, figo em compota, cocada cremosa, goiabada e o pudim.
O comércio popular é bastante rico em Goiânia. A cidade conta com diversas feiras especiais que vendem, desde peças de vestuário – um dos principais produtos locais –, até algumas iguarias bem tradicionais. O goianiense tem o costume de visitar as principais praças da cidade para fazer compras e aproveitar os fins de tarde.
Nessas feiras você vai encontrar o famoso empadão goiano, assim como a jantinha – que virou moda na cidade e leva uma combinação de espetinho de carne, arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete.
A carne, inclusive, está presente em grande parte dos pratos da gastronomia do centro-oeste. O que não falta na cidade são churrascarias e restaurantes especializados. Uma dica é o Bartolomeu Restaurante, que além de um clima super aconchegante em um ambiente de adega, oferece pratos como: leitão a pururuca, pernil de cordeiro e short ribs.
A pamonha é um clássico brasileiro e em Goiânia, eles elevaram o prato a outro nível. Acostumados com a pamonha doce, lá na capital goianiense pudemos experimentar as salgadas com diversos recheios (pequi, guariroba, calabresa, queijo, entre outros) e até uma versão frita. A nossa dica é a Pamonharia Frutos da Terra, mas você encontra diversos lugares que vendem pela cidade.
Onde comer
Nubah Restaurante Spirited Bar
Restaurante Popular da 72
Fotos: Eliria Buso
- O que comer em Goiânia? - 6 de junho de 2018
- 7 restaurantes para conhecer em Monte Verde - 23 de fevereiro de 2018