Amsterdã, Bruges e Ghent são uma tríade de respeito em qualquer roteiro pela Europa, e por isso fizemos nesse post uma lista com o melhor de cada cidade (veja aqui nosso roteiro de 7 dias por Amsterdã, Bruges e Ghent).
Em Amsterdã, uma das cidades mais lindas da Europa, os canais e ruas com prédios históricos – alguns da idade média – guardam sempre surpresas: um bar super cool em um contêiner, uma loja diferentona, uma café, uma praça animada.
Menos de 3 horas da capital holandesa, a pequena Bruges brilha. A cidade tem cheiro de waffle e chocolate, e é um dos cenários mais românticos e pitorescos da Europa. Vizinha a ela, Ghent – a pérola universitária da Bélgica – vibra alegre e sempre cheia de gente.
O que fazer em Amsterdam
Tão linda quanto democrática, Amsterdã é conhecida pelos seus coffeshops e pelo bairro da Luz Vermelha, mas entre seus canais há uma infinidade de atrações e atividades diferentes, inclusive para quem viaja com filhos.
Parques
- Voldelpark: é o coração verde da cidade, com gente fazendo de tudo, e sempre animado.
Nossos museus preferidos
- Van Gogh: tem a maior coleção do artista que dá nome ao espaço, e obras de Gauguin.
- Rijksmuseum: o mais importante museu da Holanda, com um acervo enorme da época de ouro holandesa.
Cafés e afins
- Le Fournil de Sébastien: padaria com sotaque francês.
- Tratoria Caprese: boa, barata, no centro da cidade e com sotaque italiano (fica na Spui).
- Pluk: café e bistrô moderninho e com comida rápidas, leves e gostosas. Também tem um corner com coisas lindas de decoração.
- Pancakes Amstedam: sempre com filas, mas porque serve ótimas panquecas e saladas.
- o Hans Egstorf Bakery: o melhor troopwaffle do pedaço. Quem pilota Hans, padeiro desde o 13 anos (Spuistraat 274).
- Hanneke’s Boom: é um bar hipster decorado com artigos de segunda mão, na beira do canal, que no verão vira uma festa.
- Pllek: fica no norte, e é bem alternativo. É todo feito de containêrs, cchão de areia e pifes. No verão, tem sessão ao ar livre de cinema.
Ruas e canais imperdíveis
- Leidsetraat: cheia de lojas e ótima para compras
- Singel e Herengratch: Dois dos principais canais da cidade. No Herengratch, altura do número 536, fica um dos mais conhecidos e fotografados conjunto de casas de Amsterdam
- Spuistraat e Spui: duas ruas/regiões com prédios belíssimos, muitos bares e restaurantes.
- 9 Streets: conjunto de ruas entre entre as Leidsegracht and Raadhuisstraat cheias de cafés e ateliês locais
- O Red Light é o bairro onde se concentram os coffee shops, lojas com produtos feitos à base de hempe o comércio do sexo(muitas vezes com prostitutas em vitrines). Mas é também um dos bairros mais antigos de Amsterdã, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais lindos da cidade. Vale muito à pena tirar uma tarde pra explorar cada canto.
Extras
- Pilote seu barco: você pode alugar um barco para explorar os canais, mesmo não sabendo pilotar (é super fácil e eles ensinam na hora). Alugamos o nosso barco com o Canal Motorboat, e custa 120 euros por 3 horas.
O que fazer em Bruges e Ghent
Bruges fica a 3 horas de trem separam Amsterdã de Bruges e tem muita gente que faz o roteiro num bate-volta. Eu recomendo ficar pelo menos uns 3 dias na cidade. que é linda.
Aqui vai nossa lista do que ver e fazer por lá.
Lugares imperdíveis
- Markt: é o coração de Amsterdã, e inclusive recomendo se hospedar por aqui (veja mais abaixo as dicas de hoteis). Nela, estão qas lojas de alguns dos melhores chocolatiers do planeta: Godiva, Neuhaus, Dumon e Leonidas.
- Campanário de Belford: fica na Markt, e do alto da torre tem-se uma vista privilegiada da cidade
- Caminho de lindezas: descendo pela Steenastraat e MariaStraat, você vai encontrar o Saint John Hospital (do século XII), a Igreja de Nossa Senhora (século XII também) e praças vibrantes como a Walplein e a Wijngaardplein. Nessa última, fica também o Beguinage e, ao lado, o parque Minnewater.
- RozenhoedKaai: é um canal com vários bares de um lado, e um calçadão de outro. Para mim, tem uma das vistas mais lindas da cidadeO
Cafés e afins
- O melhor waffle: o Chez Albert é disparado o melhor de todos, com uma massa macia por dentro e super crocante por fora. E os imbatíveis são usa de caramelo e de chocolate ao leite .
- Gula: o Christophe serve pratos à base de camarão e tem uma estrela no Michelin.
- Godiva, Neuhaus , Leonidas e Dumon: o roteiro dos chocolates imperdíveis
- The Gulliver Tree: serve sopas, tortas, pães e outra delícias numa casa de chá com jeitinho cozy e moderno ao mesmo tempo. Uma das melhores de Bruges
- Belgium Fries: O Chez Vincent vende deliciosas batatas crocantes.
- Cervejas: O 2B Beer Wall tem centenas de rótulos diferentes de cerveja, e fica na beira do canal, numa vive ótima.
Extras
Pedalada: vale alugar uma magrela e passear por Bruges. Alugamos a nossa no Koffieboontje, do lado da Markt (locação por todo o dia: 15 euros).
Passeio de barco: dura 30 minutos, custa 10 euros, e pode ser comprado na hora no quiosque que fica na Wollestraat.
O melhor waffle de Bruges, sem exagero, é o do Chez Albert
O que fazer em Ghent
Ghent fica a 30-45 minutos de trem de Bruges.
Por lá, explore a Veldstraat, principal rua comercial da cidade, a Catedral de São Bavo, a Sint Veerplein, e os canais. É deles, inclusive, onde fica a St. Michels brigde, que se tem uma das vistas mais lindas.
Em tempo:para escolher uma cidade de base, entre Bruges, Bruxelas e Ghent, nós ficamos com Bruges sem pestanejar!
Onde se hospedar em Amsterdã
Em Amsterdã, recomendado é escolher hotéis que fiquem no centro (Leidesplein | 9 Streets | Dam e Square-Centraal Station).
Nessas regiões, gosto dos seguintes hotéis:
Pulitzer Amsterdam, que ocupa 25 casas do século XVII e XVIII interligadas e recém restauradas.
Swissôtel: com uma vista abertona para a Dam, e facilidades como bicicletas para os hóspedes
La Remise: Fica perto da Leiseplein, e é um um boutique de design
Onde se hospedar em Bruges
O centro, na vizinhança da Markt e do RozenhoedKaai, é a melhor opção para ficar em Bruges.
Nessa parte, meu hotel preferido – onde nos hospedamos da última vez que fomos a Bruges, é o The Pand Hotel. Ele fica a dois passos da Markt, na RozenhoedKaai , com quartos lindos e um café da manhã é sensacional,
Outro ótimo é o Hotel Dukes’ Palace, instalado em uma antiga casa ducal do século XV e a poucos minutos da praça Markt.
Quem voa
A gente voou de KLM, que tem voos diretos para Amsterdã e Paris saindo do Rio de Janeiro. Além disso, é uma companhia que nós gostamos muito pela pontualidade, qualidade do serviço, conforto.
Optamos pela premium economy, uma classe mais confortável que a padrão.
As poltronas têm configuração 3x3x3, só que com 10 cm de largura a mais que a econômica, e reclinam 18 cm (a econômica reclina 9cm).
Não é uma business, mas o conforto faz diferença, e vale à pena. E assim pudemos pegar o voo foi noturno, chegar em Amsterdã cedo e ter disposição para curtir a cidade.
Gosto também da forma como KLM e Air France tratam os passageiros, e de como são atentos a detalhes, como no caso do kit de voo mesmo na classe econômica (como máscara de dormir, travesseiros novinhos, tampões de ouvido) ou do entretenimento de bordo (com ótimos filmes recém-lançados no cinema).
Seguro viagem internacional na Europa
Ele é obrigatório na Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Não importa o destino, nós sempre contratamos o serviço de seguro viagem. Ele é importante para evitar dor de cabeça nesses momentos em que a diversão deve ser o principal. Já usamos a muito tempo os da GTA Assist e gostamos atendimento e da assistência oferecidos.
Você pode fazer uma busca por diferentes opções no site da Seguros Promo, que funciona como um buscador super completo. Basta botar os dados da viagem e escolher aquele que mais se encaixa para você.
Acompanhe nossas viagens também pelo instagram jujunatripblog
E assine nosso canal no Youtube