A duração é de, no máximo, oito minutos – tempo suficiente para o passeio de teleférico tornar a visita ao Santuário Nacional de Aparecida ainda mais emocionante. O “bonde da fé” é a grande novidade de Aparecida aos romeiros que costumam visitar toda semana a cidade.
O trajeto, de 1.170 metros, vai da basílica até o Morro do Cruzeiro, passando sobre a rodovia Presidente Dutra a uma altura máxima de 120 metros. As 47 cabines, de portas automáticas, têm capacidade para transportar 1.500 pessoas por hora, a custo de R$20,00 (menores até seis anos não pagam. Crianças até 11 anos e idosos acima de 60 anos pagam meio ingresso).
A chegada ao morro do Cruzeiro oferece visão panorâmica da basílica e arredores de Aparecida. Do morro do Cruzeiro, a torre cilíndrica envidraçada de 30 metros permite ver paisagens montanhosas, em especial a Serra da Mantiqueira, em um mirante de 360º.
A cruz de aço, de 23 metros de altura e 25 toneladas, dá nome ao Morro do Cruzeiro. O acesso á torre é feito por elevadores panorâmicos. Além da Via Sacra, há lanchonete e loja de souvenir.
Inaugurado no fim do mês de junho, o teleférico demorou um ano e meio para ser concluído e gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos. A parceria foi feita com o grupo BonTur, que assumiu a responsabilidade pela implantação do empreendimento ao custo de 19 milhões de Reais. A Basílica terá 30% de participação dos lucros.
Aparecida recebe por ano cerca de 12 milhões de romeiros em visita ao Santuário Nacional. A fé que move montanhas agora também leva até elas, de bonde.