Localizada entre Bali e Nusa Penida, no Estreito de Badung, a pequenina ilha de Nusa Lembongan é um destino paradisíaco pouco explorado, e que vale a pena visitar para quem está no incrível arquipélago da Indonésia.
A ilha tem um ritmo bem lento e é bem fácil de ser explorada, já que tem apenas 4 quilômetros de extensão. O ideal é passear a pé ou alugar uma moto para aproveitar todo o visual natural que é oferecido, com muitos mangues, palmeiras, areia branquinha, falésias de calcário e mar azul turquesa.
A Dream Beach é a principal praia de Nusa Lembongan, famosa por seus bangalôs, spas e bons restaurantes. É um local que consegue agradar a todos os tipos de gostos. Não muito longe dali está a Devil’s Tears, uma falésia que conta com um visual incrível: ali, as ondas do mar batem com tanta força, que se cria uma cortina de água.
A região norte da ilha é praticamente inteira tomada por manguezais e a visita é indispensável. O passeio pode ser feito em barcos sem motor ou de caiaque, e leva cerca de 20 a 45 minutos para ser explorado.
A principal fonte de renda dos moradores vem do cultivo de plantas marinhas, em especial a alga. São dois tipos: o pinusan vermelho e o kotoni verde, que são utilizados em cosméticos e em alimentos. O mais interesse é que os turistas têm a oportunidade de conhecer bem de perto os jardins de algas marinhas, quando a maré está baixa na ilha. Lembongon ainda conta com diversos locais para prática de snorkel, mergulho e nado com jamantas.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Tenedos