Quem nunca sonhou em largar tudo por um tempo e explorar o mundo? O período sabático é uma oportunidade única para realizar esse desejo, desde que feito com responsabilidade a partir de um planejamento realista. Muitos profissionais estão descobrindo que, ao tirar uma pausa na carreira, podem experimentar um enriquecimento pessoal e cultural que dificilmente conseguiria em uma rotina atribulada.
O consultor Eberson Terra e a jornalista Iara Vilela escreveram suas experiências ao realizar exatamente este sonho. No livro “Sabático: o poder da pausa”, editora Alta Books, eles oferecem um guia prático e abrangente para aqueles que desejam explorar o potencial transformador de um intervalo em suas trajetórias profissionais.
Juntos, Eberson e Iara conheceram 13 países durante seu período sabático, que durou um pouco mais de um ano. Além do turismo, também aproveitaram para estudar inglês. O casal lembra que o tempo de pausa também pode ser utilizado para além do turismo, como realizar um trabalho voluntário ou uma peregrinação espiritual, por exemplo. “O importante é que seja uma experiência em que você se dá a chance de fazer coisas que saem da sua realidade”, explicam.
Independentemente do propósito do sabático, os autores reforçam no livro a necessidade de planejamento. “Não é uma extensão das férias, por isso é extremamente importante fazer uma pesquisa detalhada do quanto esse período vai custar financeiramente. Com isso em mãos, é hora de avaliar suas finanças, se você já tem o montante ou por quanto tempo deve fazer uma poupança.”
Segundo o casal, o planejamento do próprio ano sabático foi de dois anos. “Para ser mais exato, foram 30 meses entre a primeira conversa e a data que fechei meu notebook da empresa pela última vez”, disse Eberson. Ele explica que não existe um período considerado o correto. “O tempo ideal para planejar é aquele que você não sairá tão tarde a ponto da espera destruir sua saúde mental e nem tão rápido que um descuido destrua seu patrimônio financeiro.”
Nunca se deve ‘chutar o balde’ e largar tudo de uma hora para a outra. “Sem o planejamento adequado, é fácil perder o foco e até se endividar, causando ainda mais incerteza sobre o futuro”, explicam. Eberson e Iara reconhecem que a possibilidade de tirar uma pausa pode não ser viável para todos, especialmente levando em consideração as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.
No entanto, o objetivo do livro é auxiliar aqueles que têm a oportunidade de planejar um sabático a fazê-lo de maneira consciente e produtiva. “Os períodos de descompressão permitem que os profissionais reflitam sobre suas carreiras, escapando das turbulências do dia a dia. É uma ferramenta valiosa para as transições, visto que as férias não proporcionam um completo afastamento da realidade que volta a preocupar assim que o retorno ao trabalho ocorre”, enfatizam.
Segundo os autores, visando reter seus talentos, há bons exemplos no mercado de empresas que permitem e incentivam profissionais a buscarem um período de equilíbrio, para tê-los recuperados em um segundo momento. “Empresas como a IBM, Bosch e outras oferecem a seus colaboradores a possibilidade de pausa laboral não remunerada, como uma solução para profissionais que buscam o autoconhecimento, descompressão e propósito longe do trabalho por um tempo determinado”, citam.
O guia pode ser adquirido em: .amazon.com.br/Sab%C3%A1tico-poder-pausa-Eberson-Terra-ebook/dp/B0CCSLFJ68
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação