logo

Telefone: (11) 3024-9500

Novidades de Jujuy: província argentina se destaca durante evento do setor turístico | Qual Viagem Logo

Novidades de Jujuy: província argentina se destaca durante evento do setor turístico

18 de abril de 2024

Durante a recente WTM Latin America, sediada no Expo Center Norte, uma das províncias argentinas que se destacou no estande do país foi Jujuy. Essa região, com suas diversas paisagens compostas por vales, quebradas e as áreas de Puna e Yungas, está emergindo como um destino turístico multifacetado. Desde o turismo rural e comunitário até o enoturismo, passando pelo turismo de aventura, termal e religioso, Jujuy oferece uma variedade de experiências para vários perfis de viajantes.

Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy, foi a representante do destino na feira. Ela ressaltou a mudança no perfil dos visitantes, destacando que o Brasil agora lidera como o país que mais emite turistas para Jujuy, ranking antes dominado por Espanha, Alemanha e Itália. No ano passado, Jujuy recebeu um número recorde de 1.500.000 visitantes, com a maioria proveniente de terrar tupiniquins.

“Jujuy tem muitas coisas para oferecer, é uma Argentina diferente, é uma província que tem muitos paisagens, muita cultura, as vinícolas mais altas do mundo e uma das novidades que trazemos para a World Travel Market é o trem solar”, diz Nadia.

Com o lançamento previsto para julho, será o primeiro trem solar da América Latina e, alimentado por energia solar e baterias limpas, oferecerá uma experiência de viagem inigualável. Com capacidade para 150 passageiros, ele percorrerá toda a quebrada de Humahuaca, um Patrimônio da Humanidade, oferecendo vistas deslumbrantes das colinas coloridas e das vinícolas da região. Equipado com tecnologia de ponta e janelas panorâmicas, o trem solar proporcionará uma visão única do esplendor natural de Jujuy.

Trem Solar de Jujuy – Foto por: Divulgação

O percurso inicial do trem parte do povoado de Volcán, passando pelas estações de Tumbaya, Purmamarca e Maimará, antes de chegar a Tilcara, completando um trajeto total de 42 km. Com a modalidade “Hop-on / Hop-off”, os viajantes podem descer e explorar diferentes pontos ao longo do dia, utilizando o mesmo bilhete.

Essa modalidade flexível permite que os turistas aproveitem ao máximo sua experiência, podendo desembarcar em locais como Purmamarca para admirar o famoso Cerro de Sete Colores, explorar suas ruas pitorescas, saborear a culinária local e depois embarcar novamente para continuar a jornada.

Com dois trens em operação, os visitantes têm a liberdade de descer em uma estação, explorar a área e, em seguida, pegar outro trem para continuar a jornada. Essa liberdade de movimento permite que os viajantes explorem Jujuy de maneira autêntica e personalizada, criando memórias inesquecíveis ao longo do caminho.

Com todas essas inovações e o contínuo crescimento do turismo, Jujuy está determinada a alcançar a marca de 2 milhões de turistas este ano, consolidando seu lugar como um dos destinos mais promissores do país vizinho.

Texto e foto destaque por: Cláudia Costa

Comentários