logo

Telefone: (11) 3024-9500

Normandia é paradisíaca e pouco visitada por brasileiros | Qual Viagem Logo

Normandia é paradisíaca e pouco visitada por brasileiros

6 de julho de 2017

Normandia, a região localizada no noroeste da França, é atraída por diversos turistas que vão em busca de praias históricas – como a que marcou o Dia D, como ficou conhecido o 6 de junho de 1944. O acontecimento histórico é também substituído pelas paisagens paradisíacas que o estado francês abriga.

The Sena in Rouen in a summer day

Foto por iStock / SergiyN

Normandia significa “Homens do Norte”, que se refere ao Viking Rollo, quando fez um acordo com o imperador Carlos Magno, em 911, para proteger Paris de ataques piratas e em troca recebeu de presente esta parte do país para criar seu reino e casar-se com francesas.

Bayeux, France - August 14, 2016: Water mill and Aure River in the old city of Bayeux in Calvados department in Normandy, France

Foto por iStock / mauriziobiso

A cidade possui uma costa de 600 quilômetros de extensão repleta de natureza, paisagens rurais, diversos castelos medievais e uma excelente gastronomia – sem contar que inspirou diversos pintores e até mesmo escritores.

Beautiful view of scenic narrow alley with historic traditional houses and cobbled street in an old town in Europe with blue sky and clouds in summer with retro vintage Instagram grunge filter effect

Foto por iStock / bluejayphoto

A porta de entrada para quem deseja conhecer a Normandia está a 75 quilômetros de Paris, na pequena e charmosa vila de Giverny. A vila torna-se especial e importante por ter abrigado o pintor Claude Monet, criador do impressionismo, sua esposa e seus oito filhos durante anos. O artista pintou as paisagens da vila e acabou transformando o local em uma representação viva de seus quadros – é natural se encantar logo de cara e prepara-se para respirar arte, muita arte.

Beautiful garden at spring, Giverny, France.

Giverny. Foto por iStock / irakite

A menos de uma hora de Paris (em uma viagem de carro ou trem), a Normandia deve ser visitada com calma e sem pressa, mesmo para aqueles que fazem bate e volta. Passe pelo menos uma noite na cidade e permita-se conhecer melhor os atrativos e toda essa beleza tão falada e pouco conhecida, principalmente por brasileiros. Em volta, há muitas cidadezinhas e vilas tão encantadoras quanto essa, cada uma oferecendo um estilo e roteiros diferentes. Confira:

Vernon is a commune in the department of Eure in the Normandy region in northern France.

Foto por iStock / MarcelloLand

Deauville e Trouville são duas cidades balneárias da Normandia, separadas apenas por uma praça, um rio e uma estação ferroviária. Trouville surgiu devido a um vilarejo de pescadores que ganhou visibilidade nas obras do pintor Charles Mozin. A cidadezinha possui centro antigo e atraente, rodeado de cafés e restaurantes, um porto do século 17 e um mercado de peixes. É também o litoral mais próximo da capital.

Panorama of Trouville-sur-Mer with city hall. Trouville-sur-Mer, Normandy, France.

Foto por iStock / benkrut

Já Deauville, por sua vez, é o símbolo da aristocracia e da art de vivre francesa. Atualmente, as praias da cidade são conhecidas por todos, após ficarem famosas pelos guarda-sóis coloridos e calçadão chamado de Les Planches.

Colorful parasols on Deauville beach, France

Foto por iStock / Delpixart

Honfluer é repleta de prosperidade e de arte de primeira qualidade. Suas ruelas e casinhas de madeiras coloridas são vibrantes e descontraídas. Não é à toa que o lugar exerceu um importante papel cultural na França. Possui um dos portos mais simpáticos do país e a parte mais antiga se concentra em poucos quarteirões em volta dele. Além de tudo isso, a curiosidade em visitar esse lado da França aumenta em descobrir que foi preservado pelos desastres da Segunda Guerra Mundial, então é possível ver as fachadas originais das casas centenárias.

This beautiful seaport town is as picturesque as it looks.   Situated in the Calvados region of France (Normandy) Honfleur somehow escaped the ravages of WWII,  and has managed to preserve the traces of a rich historical past.  Often considered the birthplace of Impressionism, and remains on of the most painted scenes in France.

Foto por iStock / BruceCampos

Etreat é uma parada obrigatória. Com majestosas falésias de calcário, elas atraíram vários escritores e pintores que buscaram por inspiração. Visitar o lugar significa descobrir um cantinho único e emocionante.

Amazing cliffs Aval of Etretat and beautiful famous coastline,Normandy,France,Europe

Foto por iStock / Janoka82

Livarot por outro lado, é interessante e vale uma parada para aqueles que queiram visitar a La Maison Graindorge, a fábrica do famoso Queijo Camembert.

Camembert and Neufchatel cheese with bottle of wine

Foto por iStock / philipimage

Em Caen está localizado o Le Mémorial de Caen, um museu que transmite uma experiência única, relatando com filmes e fotografias, o antes, durante e depois da Segunda Guerra. Há ainda alguns itens históricos expostos, como armas, uniformes e entre outros.

Church of Saint-Pierre in Caen, Normandy, France

Igreja de Saint-Pierre em Caen. Foto por iStock / bbsferrari

Rouen, a capital da Normandia, é regada de história e um tesouro arquitetônico que está entre os mais valiosos da Europa, por possuir suas casas de madeiras imune dos bombardeios, enquanto seu centro foi destruído. A cidade é banhada pelo Rio Sena e oferece bons passeios de barcos.

La piazza di Rouen dove fu arsa Giovanna d'Arco.

Foto por iStock / AGaeta

A cidade medieval de Lisieux possui um legado religiosos graças a Santa Teresa. A cidade é um dos lugares espirituais mais conhecidos da França. Teresa Martin (Santa Teresinha do Menino Jesus) morou em Lisieux em 1925 e sua casa permanece aberta à visitação, onde é possível encontrar pertences intactos. Ela também é considera a segunda mais importante padroeira da França e foi homenageada com a construção do maior santuário religioso da Normandia e um dos mais imponentes erguidos na Europa durante o século XX, a Basílica Santa Teresinha.

Basilica of Saint Therese, Lisieux, Normandy, France

Basílica de Santa Teresa. Foto por iStock / JavierGil1000

Bayeux e Avranches são pequenas, mas valem uma parada rápida para conhecer a beleza e charme da arquitetura incrível.

Bayeux, France - September 2, 2016: Scene of Bayeux with a waterway named the Aure and a watermill

Bayeux. Foto por iStock / PicsFactory

Um dos destinos mais procurados da Normandia é o Mont Saint-Michel (foto de capa). O único lugar do estado que resistiu aos ataques ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. O monte manteve-se intacto durante todas as tentativas de toma-lo. Com isso, virou um símbolo da identidade nacional.

Onde se hospedar

Lisieux: Ibis Budget Lisieux

Rouen: Hotel Morand

Giverny: La Musardiere

Caen: Adagio Caen Centre

Deauville: Hotel Le Relais du Haras

Trouville: Hotel de la Paix

Onde comer

Lisieux: L’Angelus

Rouen: Un Grain De

Giverny: Creperie Fleur de Seine

Caen: La Manufacture

Deauville: Villa Gypsy

Trouville: Les Affiches

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / bluejayphoto

Comentários