Em uma de suas andanças por Minas Gerais, visite a propriedade particular do Parque Ecológico Pico dos Cabritos, localizado na cidade de Extrema, sul do estado. O parque, que está situado em uma área privilegiada, é o portal de entrada para aqueles que procuram por lazer, relaxamento e contemplação de belas paisagens entre as montanhas.
O pico é um dos roteiros turísticos da cidade, muito procurado por sua rampa, que abriga salto de paraglider e asa delta. Além das atrações radicais, outros motivos para visitar esse lindo lugar que preserva a natureza são descanso, alimentação saudável, trilhas ecológicas e até mesmo retiros de autocura e medicina ancestral.
Todo estruturado para a prática de tratamentos naturais, o parque abriga SPA, pousada, redário, restaurante, ofurôs, salas de eventos e curso gratuito para aprender sobre culinária com aulas práticas e teóricas. Os retiros de autocura, que acontecem na maioria dos sábados, possuem benefícios em diversos tratamentos e desintoxicação, principalmente limpeza do fígado e da vesícula.
Dentro do parque você também irá encontrar um pequeno lago, que recebe água direto da mina e é usado em um dos tratamentos. É tão lindo que acaba servindo de cenário para muitas outras atividades, especialmente fotografias.
Já o restaurante é um lugar especial para apreciar a culinária natural. Tenha a oportunidade de saborear deliciosos pratos que são preparados a vapor e realizam o controle e até a cura de diversas enfermidades. Aqueles que se interessarem pelo tema podem participar das Oficinas de Alimentação Saudável oferecidas ali e descobrir os aromas e os temperos desse tipo de culinária, além de adquirir um hábito alimentar mais natural e desintoxicante.
O maior objetivo do Parque Ecológico Pico dos Cabritos foi construir algo que não prejudicasse a fauna e flora locais. E para completar essa ideia e transformar o parque em um local charmoso, toda a decoração das áreas foi finalizada com materiais recicláveis e reutilizados.
Não deixe de fazer uma das trilhas e subir até o alto da pedra e admirar a vista, que é incrível. Ao chegar ao topo, a vontade de ir embora é consumida pela beleza e pela paz e calmaria. As visitas são guiadas, e a presença do guia local deixará o passeio ainda mais interessante, já que ele fala com detalhes sobre cada cantinho sagrado do Pico dos Cabritos.
Há duas boas opções de hospedagem em Extrema: Pousada Saúde Melhor e Hotel Marina Bella. A pousada faz parte do complexo de turismo e também auxilia nos tratamentos e na alimentação. Já o hotel fica na mesma rota e de frente para a Serra do Lopo.
Mais informações em: picodoscabritos.com.br
Texto por: Caroline de Oliveira. A jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo de Extrema, em parceria com o Circuito Serras Verdes.
Foto destaque por: Bruno Jeliel