Localizada no “salto da bota”, na região de Puglia, a cidade italiana de Alberobello ganhou evidência turística graças aos trulli. Você pode até não reconhecer esse nome, mas talvez já os visto em fotos. Os trulli são casinhas feitas de pedras calcárias empilhadas sem o uso de argamassa.
Essas construções enfileiradas em ruas estreitas chamam ainda mais a atenção por todas terem tamanhos parecidos, paredes brancas e telhados cônicos na cor cinza. O resultado é um vilarejo como nenhum outro no mundo, que parece ter sido tirado de um filme ou alguma outra obra de ficção.
Há outros trulli na região de Puglia, porém não em mesmo número ou mesmas condições do que em Alberobello. Tanto que apenas os dessa cidade foram declarados Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. Os trulli de Alberobello são os mais antigos ainda em pé e datam do século XIV. Foram feitos dessa maneira para que pudessem ser desfeitos e refeitos rapidamente – um modo eficiente de evitar o pagamento de impostos ao Reino de Nápoles.
No total, há 1.500 trulli em Alberobello, principalmente nos distritos de Rione Monti e Aja Piccola. Até hoje são habitados, ou então usados como estabelecimentos comerciais: pousadas, restaurantes, bares, cafés, sorveterias e lojinhas. Outros trulli interessantes são o Trullo Sovrano (um trullo – forma singular de trulli – de dois andares que abriga um museu) e a Igreja de Sant’Antonio (também em forma de trullo). Alberobello fica a pouco mais de 50 km de Bari e a 260 km de Nápoles.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / LisaStrachan