No norte do Peru, na região de La Libertad, está a charmosa Trujillo, cidade que também impressiona pela riqueza de seus sítios arqueológicos e atrativos históricos, culturais e religiosos. Trujillo conta com lugares belíssimos, que propõem uma visita a um passado muito antigo, mais precisamente às civilizações pré-incaicas Moche e Chimú, e também a um passado mais recente, a fase colonial e republicana do Peru.
Hub da região que foi berço dessas antigas civilizações, Trujillo tem preservada em seu centro histórico uma herança deixada pelos espanhóis. O local concentra igrejas, casarões, praças e atrativos impressionantes, como a Plaza de Armas, a Catedral e tantos outros. Ali, é possível conhecer os principais atrativos em um dia de visita, alguns considerados patrimônios monumentais da nação.
A Plaza de Armas de Trujillo foi desenhada para ser o centro da cidade. Na parte central se observa o monumento da Liberdade, uma escultura de mármore em estilo barroco, obra do alemão Edmund Müller. Já a Catedral da Cidade foi construída na segunda metade do século XVII e abriga importantes mostras da arte do vice-reinado e no seu centro está o único altar isento da cidade, considerado a melhor obra dos escultores trujillanos.
O Museu da Catedral conserva objetos relacionados à liturgia, esculturas e pinturas do período do vice-reinado, entre os quais se destacam as telas “A negação de São Pedro” e “O Retrato de São João Batista”. Estão em exibição a mitra usada por Santo Toribio de Mogrovejo e também a custódia de San Valentín. Caracteriza este edifício o teto decorado com vigas policromadas e a cripta decorada com pinturas dos apóstolos.
A cidade de Trujillo abriga em suas ruas uma série de igrejas pertencentes a diferentes congregações, entre as quais se destacam o Mosteiro el Carmen e as igrejas de Belém, San Agustín, San Francisco e Santo Domingo, que apresentam inestimáveis mostras de arquitetura e arte religiosa. Além disso, também é uma cidade com fortes características coloniais e republicanas, que podem ser vistas nos casarões erguidos no centro da cidade, como o Palácio Iturregui, a casa Ganoza Chopitea ou Ramírez y Laredo, a Casa da Emancipação ou de Madalengoitia, a Casa Calonge ou Casa Urquiaga e o Centro Cultural de Trujillo, alguns dos quais adaptaram museus de diversos temas.
Mas além dos atrativos religiosos e sua imponente arquitetura colonial, Trujillo também conta com grande oferta de passeios históricos e gastronômicos, além de praias e ótimos serviços turísticos. Templos, pirâmides e cidades de barro que sobreviveram ao tempo: Chan Chan, Huaca del Sol y la Luna e El Brujo; cultura viva de costumes arraigados, como a pesca em Caballitos de Totora (tradicionais embarcações da costa norte); praias famosas que atraem surfistas de todo o mundo, como Huanchaco e Pacasmayo; e a sensual e sedutora marinera, dança nacional do Peru.
Em Trujillo, justo no mês de janeiro, é realizada uma das mais importantes festividades de La Libertad: o Festival de la Marinera, no Coliseo Gran Chimú. O Concurso Nacional de Marinera, que dura vários dias e agrega os melhores bailarinos desta que é a modalidade mais elegante do Peru, conta com a apresentação de diferentes categorias e estilos coreográficos.
Riquezas Moche e Chimú
A civilização Moche existiu entre 300 a.C. e o ano 1000 d.C., na região dos vales dos rios Moche e Chicama, na região de La Libertad. Outra cultura pré-colombiana típica da região Norte do Peru, a cultura Chimú se desenvolveu entre os séculos X e XV, no mesmo território.
Os vestígios dessas culturas pré-Incas são admiráveis, como o caso da cidadela Chan Chan (a 10 minutos de Trujillo, no caminho para Huanchaco, o balneário mais importante da região), a maior cidade de barro do mundo (24 km²), considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Na sua estrutura se distinguem praças, casas, armazéns, escritórios, ruas, muralhas e templos piramidais.
Há também as Huacas del Sol y de la Luna (a 8 km ao sul da cidade de Trujillo). A Huaca del Sol é a maior e dizem que foi construída por 250 mil homens, utilizando 70 milhões de adobes em apenas três dias. A Huaca de la Luna é composta de templos sobrepostos construídos em diferentes épocas. É possível ver em suas paredes as diferentes representações policromáticas nas quais se destaca o Deus Ai-Apaec, o chamado “El Degollador”, personagem com características felinas.
O complexo arqueológico El Brujo está localizado no Valle Chicama, a 60 km ao norte de Trujillo (aproximadamente a 1h20 de carro). É composto por três edificações que são a Huaca Prieta, Huaca Cao e Huaca Cortada. Em 2006, foi descoberto o túmulo onde foi enterrada uma mulher da nobreza Moche em perfeito estado de conservação, chamada “Senhora de Cao”, que se presume ter governado o vale há 1.700 anos.
Mais informações em: peru.travel
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JeremyRichards