O Oásis de Huacachina, em pleno Deserto de Paracas, é um dos tesouros naturais do sul do Peru que atraem mais turistas a cada dia. Localizada nos arredores da cidade de Ica (a 300 km ao sul da capital Lima), a área é ideal para a prática de esportes de aventura, como sandboard, surfe, windsurfe e kitesurfe, além de passeios de buggy pelas dunas.
Em meio a grandes montes e planícies de areia, há um lago rodeado por palmeiras que parece até uma miragem. Ao redor dele foi construído um verdadeiro complexo turístico, com restaurantes, bares, hotéis e agências que organizam passeios repletos de aventura pelo local.
Huacachina é um dos oásis mais famosos do Peru e do continente americano, cenário de grandes competições esportivas, como o Rally Dakar 2018 e a exigente Maratona das Areias 2017 (Marathon Des Sables), que pela primeira vez será desenvolvida nesta parte do mundo, em novembro.
A viagem para Huacachina é repleta de exuberantes atrações e paisagens. O circuito começa na cidade de Paracas, a 250km ao sul de Lima, onde o deserto e o mar se unem de forma surpreendente. A Baía de Paracas, que forma parte da Reserva Nacional de Paracas, é ideal para a prática de esportes aquáticos e excelente alternativa para os ciclistas que querem cruzar dunas e caminhos à beira de penhascos do deserto.
Texto por: Nelci Seibel e Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / tr3gi