Em busca de, cada vez mais, celebrar as origens portuguesas da família, a Vila Don Patto, em São Roque, realiza, nos dias 20 e 21 de abril, o Festival de Monção. Pratos típicos, vinhos, artesanato e música fazem parte da ocasião, cuja inspiração é a Feira da Foda, criada na cidade de Monção, em Portugal, e que conta com edição anual.
Segundo relatos, o nome ousado do festejo português teve origem há muitos anos, quando os habitantes de um vilarejo não tinham rebanhos e iam a feiras para adquirir animais. Para que o gado parecesse bem tratado, os criadores colocavam sal no alimento, o que obrigava os ‘bichinhos’ a beberem mais água, aparentando serem mais gordos.
Ao abater o animal, os compradores descobriam a façanha e exclamavam ‘que grande foda!’. A partir de então, os cordeiros, passaram a ser nomeados de “foda” e, em Monção, o tradicional Cordeiro à Moda de Monção – cordeiro assado em recipiente de barro no forno à lenha – é popularmente chamado de Foda à Monção.
Na versão brasileira, idealizada pela Vila Don Patto, além de experimentar o tradicional Cordeiro à Moda de Monção, os visitantes poderão saborear outras iguarias, tais como bolinho de bacalhau, bolinho de alheira e pastel de natas. Os amantes do vinho poderão levar para casa taça personalizada do evento.
O festejo será realizado na La Piazza Don Patto, espaço destinado aos artesãos locais e que foi recém-inaugurado, onde os quitutes e bebidas estarão disponíveis em barracas sob uma tenda. A compra das comidas deverá ser feita com tíquetes, cuja venda será feita durante todo o evento.
Serviço
Data: 20 e 21 de abril de 2019
Horário: no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h
Local: Vila Don Patto – Estrada do Vinho, KM 2,5 – Bairro Sorocamirim – São Roque – SP
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação