Em uma das galerias espalhadas pela Avenida Monte Verde, uma lojinha chama atenção por suas peculiaridades. Logo na porta de entrada, é possível observar informativos com a temperatura mínima anual e dos últimos dias em Monte Verde. Nelson, um dos moradores mais famosos da vila, é o dono da loja. Ele utiliza quatro estações meteorológicas espalhadas por Monte Verde para calcular as temperaturas da região. E, além disso, vende termômetros, souvenirs e relógios cuco vindos direto da Alemanha.
Mas não é só do tempo que vive o Nelson. Na mesma galeria, quem chega de manhã, antes das lojas abrirem, pode observar os animais mais famosos do distrito: os esquilos. Os bichinhos povoam os grandes pinheiros de Monte Verde e, na galeria, tem casinha própria onde recebem amêndoas, nozes e avelãs das mãos do próprio Nelson. Por lá, os avisos são para não fotografar com flash nem tentar pegar os animais, que podem reagir com mordidas. Mas só de avista-los de pertinho sendo alimentados e vê-los escalando os enormes pinheiros, já vale a visita.
Graças a todas essas atrações, e a sua boa estrutura de hospedagem, Monte Verde é um destino que pode ser visitado durante o ano inteiro. No quesito acomodação, o destino tem para todos os gostos. Por sua fama romântica, algumas de suas pousadas são exclusivas para casais. Já alguns hotéis, como o Cabeça de Boi, oferecem estrutura e atrações para a família toda.
Para os que preferem visitar a vila durante o verão, é possível encontrar refúgio, clima ameno e a mesma estrutura da alta temporada, com serviços de qualidade e opções variadas na gastronomia. Já o inverno, apesar de mais concorrido, também reserva a tranquilidade de um lugar pacato e pronto para receber. Em qualquer das estações, a dica é levar sempre um casaco e aproveitar o clima, seja a dois, em família, ou com os amigos.
Texto por: Eliria Buso
Fotos por: Demétrio César Xavier