logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natureza com conforto: glamping é tendência na Argentina | Qual Viagem Logo

Natureza com conforto: glamping é tendência na Argentina

17 de fevereiro de 2023

Uma nova maneira de experimentar os destinos turísticos, que permite um contato muito mais próximo com a natureza, está conquistando os viajantes. É o glamping, palavra criada pela junção de “glamour” e “camping”, e que define um novo conceito de hospedagem, que une a aventura de acampar longe da civilização com comodidades equivalentes às de se hospedar em um hotel de luxo. No lugar das cabanas de armar, trazidas pelos próprios turistas, o glamping utiliza estruturas fixas, equipadas com todos os confortos da modernidade, mas que ficam totalmente integradas aos ambientes naturais.

Essa tendência é a nova febre na Argentina, onde turistas de todo o mundo buscam glampings instalados em paisagens tão diversas e distantes quanto as Salinas Grandes, em Jujuy, no norte do país e perto da Bolívia, até Ushuaia, no extremo sul da Patagônia, conhecida como “a cidade do fim do mundo” por sua proximidade com a Antártica.

Foto por Divulgação

Sites globais como o Glamping Hub, que catalogam ofertas de hospedagem nesse formato em todo o mundo, já registram mais de 48 estabelecimentos na Argentina, com diferentes níveis de sofisticação e preços. Os mais baratos custam o preço de uma boa pousada. Os mais luxuosos têm diárias semelhantes às de hotéis cinco estrelas. Alguns, inclusive, fazem parte de lodges e spas maiores, mas que disponibilizam esse tipo de hospedagem como uma das opções de acomodação.

Uma característica que a maioria dos glampings têm em comum é de serem sustentáveis. Seu impacto no ambiente é minimizado pelo tipo de tecnologia de construção, e alguns deles são auto-suficientes em energia, utilizando fontes solares. A proposta muitas vezes é de gerar inclusão social, já que muitos mantêm o compromisso de servir alimentos cultivados localmente, adquiridos das comunidades ao redor.

O primeiro glamping da América Latina foi o Las Ramblas de Puerto Manzano, em Villa La Angostura, na Patagônia. Perto de Bariloche, de frente para os lagos e a Cordilheira dos Andes, ele incorpora diversos tipos de estruturas diferentes: algumas são cúpulas de policarbonato com partes transparentes funcionando como janelas, de frente para a Cordilheira dos Andes. Outras são pirâmides de vidro temperado. Ou domos geodésicos de lona com frente transparente. Tudo isso com direito a jacuzzi com vista para o lago.

Em El Chaltén, mais ao sul, fica o Patagonia Ecodomes, um exemplo das opções para quem realmente busca refúgio e isolamento total, em meio às montanhas nas quais se ouve apenas os sons da natureza. Pela localização, não tem wi-fi nem sinal de celular. Mas, de dentro de suas cúpulas, pode-se acordar de frente para o vale, olhando os picos do monte Fitz Roy. Também devido à localização, funciona apenas no verão.

É o mesmo caso do Domos de la Estancia, próximo a Ushuaia. Ali os domos oferecem um abrigo do vento gelado. Mas, do lado de fora, ele também pode ser enfrentado com uma taça de Malbec, ao redor da fogueira onde o chef prepara o tradicional cordero fueguino a la estaca, ou seja, assado ao ar livre, em uma fogueira típica da região, acompanhado de vegetais orgânicos produzidos na horta própria. Em um outro cenário espetacular, também próximo a Ushuaia, fica outro glamping, o Llanos Ecolodge.

Já existem inclusive opções próximas de centros urbanos. O Dos Aguas fica a menos de 100 km de Córdoba, e existem glampings até nas proximidades de Buenos Aires. Mas os que atraem mais a atenção dos turistas são mesmo aqueles que permitem fugir do agito. O que explica a razão para existirem diversas opções em Mendoza, em meio aos vinhedos e montanhas – como o Alpasion, que fica próximo à bodega de mesmo nome. E até em meio ao deserto das Salinas Grandes, em Jujuy, onde o Pristine Camps oferece hospedagem em uma paisagem verdadeiramente lunar, com direito a degustações preparadas pela chef. Em comum, o que não falta em todos esses glamping são opções de paisagens e experiências inesquecíveis.

Mais informações em: argentina.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários