Petrópolis, na Região Serrana do Rio, já se prepara para o evento mais aguardado do ano: o Natal Imperial, que acontece de 30 de novembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019. Serão 52 dias de festa, com mais de seis milhões de micro lâmpadas iluminando árvores, prédios e pontos turísticos do Centro Histórico e distritos, como Itaipava. Na programação cultural estão desfiles, concertos, corais, bandas marciais, grandes shows, recreação infantil, além de gastronomia. Com cenografia especial, o município se transforma em um grande cenário de Natal.
O mundo de magia, fantasias e sonhos vai tomar os quatro cantos da cidade. Mas no Centro Histórico o clima será ainda mais especial. Sucesso no ano passado, o Túnel de Luz da Rua 16 de Março está de volta; será maior e com equipamento mais moderno. E as novidades na iluminação não param por ai, a Praça Dom Pedro, por exemplo, terá diariamente, no início da noite, espetáculos anunciando o acender das luzes em toda cidade.
“Os preparativos para o Natal já estão a todo vapor. A cidade inteira vibra com o evento e se prepara para receber bem os visitantes. Toda nossa rede hoteleira está preparada e de portas abertas. Esse é um dos nossos principais eventos, que movimenta a economia, traz turistas e o principal: resgata o verdadeiro sentido da celebração. No ano passado, o que mais vimos foram famílias celebrando juntas, curtindo a programação, a iluminação”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
Entre os pontos altos da programação de 2018 estão as Paradas Iluminadas, que mais uma vez transformam a Rua do Imperador, no Centro Histórico, em passarela para mais de 250 artistas. É um espetáculo a céu aberto, que acontece sempre aos domingos de dezembro, com fantasias e alegorias exclusivas, além de uma trilha sonora inspiradora, que ajuda o público a mergulhar nesse clima de sonho e magia.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, cada detalhe da festa está sendo pensado para consolidar o evento com um dos principais destinos no Natal. “Expandimos o Natal Imperial este ano e temos certeza de que essa edição será ainda melhor do que a anterior, que já foi um sucesso. Preparamos novidades e surpresas que prometem encantar ainda mais petropolitanos e turistas”, frisa.
Na programação estão mais de mil horas de concertos, shows, peças teatrais, em diversos pontos como praças, igrejas, teatros, shoppings e restaurantes.
Praças e pontos turísticos se transformam
No Centro Histórico, um dos cenários de Natal será o Palácio de Cristal. Transformado em “Doce Natal”, o ponto turístico vai virar um verdadeiro paraíso das guloseimas, com doces, balas e pirulitos gigantes enfeitando os jardins do palácio. O lugar será palco de atrações como shows, concertos e atividades para as crianças. Já na gastronomia, a novidade este ano será a diversidade. As barracas de alimentação terão pratos inspirados nas culturas dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, como a alemã, italiana, japonesa, portuguesa, árabe, entre outras.
Já a Praça da Liberdade, que será a “Vila Imperial”, vai receber uma grande árvore de Natal e ainda servirá de palco para grandes shows, chegada do Papai Noel, atividades para as crianças e praça de alimentação.
Hotéis e pousadas preparados para receber os turistas
Com a cidade vibrando com o Natal Imperial, a rede hoteleira do município já está preparada para receber os visitantes. São 6.153 leitos à espera dos turistas, além de mais de 300 restaurantes, bares, pizzarias, bistrôs. Polos gastronômicos também estarão envolvidos com a festa e terão cardápios e programação especiais.
“Essa festa é muito importante para o município, por isso, tenho certeza que todos os visitantes serão muito bem recebidos pelos petropolitanos. O turismo é um dos pilares da nossa economia e o Natal Imperial é um dos nossos principais instrumentos para movimentar e aquecer a economia. No ano passado, conseguimos lotar hotéis e restaurantes e aumentar as vendas no comércio. Este ano a expectativa é de ainda mais crescimento”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Em 2017, mais de 330 mil pessoas passaram pelos 36 dias da festa, o que garantiu a injeção de R$ 220 milhões na economia do município. Foram mais de 120 eventos organizados pela prefeitura e 85 promovidas pelo Sesc Quitandinha. Boa parte do evento foi realizado através de parcerias com a iniciativa privada.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação