Que a Tailândia está repleta de ilhas paradisíacas não é segredo para ninguém. Mas, além de destinos mais visitados como as Ilhas Phi Phi, há alguns refúgios da natureza que guardam muitas belezas. Um deles é o Parque Nacional Marinho Mu Ko Ang Thong, localizado no Golfo da Tailândia, perto de Koh Samui.
O parque envolve um arquipélago formado por 42 ilhas e uma área de 100 km² de terra e mar. Estabelecido na década de 1980, o título rendeu a Ang Thong um desenvolvimento turístico bem controlado, em total harmonia com a natureza, preservando esse paraíso. Apenas uma ilha, Koh Phaluai, possui restaurantes e hotéis.
Em Ang Thong, o cenário predominante é o de várias pequenas ilhas bem próximas umas das outras, cercadas por um mar que vai do turquesa ao esverdeado. Com uma vegetação tropical, há trechos em que os paredões de calcário ficam em contato direto com a água, enquanto outros exibem lindas praias de areia branquinha. O visual é bem parecido com o de outros lugares mais famosos do Sudeste Asiático, como Palawan, nas Filipinas, e Halong Bay, no Vietnã.
Com lagos escondidos, trilhas na selva e praias paradisíacas, Ang Thong serviu de inspiração para o livro “A Praia” de Alex Garland (sim, aquele que foi adaptado no filme com Leonardo DiCaprio). O mar cristalino e repleto de peixes coloridos tornam o local perfeito para fazer snorkel e mergulho. Outras atividades incluem caiaque e trilhas.
Passeios de barco para Ang Thong geralmente saem de Koh Samui, que fica a menos de 30 km do Parque Nacional, ou então de Koh Tao ou Koh Pha Ngan. Os tours mais populares são de apenas um dia – o que impossibilita conhecer todo o arquipélago. Por isso, as visitas se concentram em pontos mais populares, como o Lago Esmeralda de Koh Mae, e o recife de corais de Koh Sam Sao.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Smithore