Entre os Alpes e os lagos do sul da Suíça, é possível encontrar um dos cenários mais mágicos do país. O Valle Verzasca compreende um trecho de 26 km do rio de mesmo nome, no sentido norte a partir da mais alta barragem da Europa (220 m), que represa suas águas. Num primeiro momento, pode parecer apenas um vale comum, mas as paisagens do Verzasca encantam turistas do mundo todo.
Localizado no cantão italiano da Suíça, o Ticino, e a apenas 4 km da bela cidade de Locarno, o Valle Verzasca chama a atenção pelas águas de cor esmeralda do rio, que serpenteia entre montanhas e rochas polidas. Ao longo do vale, é possível encontrar pequenas vilas charmosas, perfeitas para uma viagem romântica. É uma verdadeira joia escondida, fora das grandes rotas turísticas.
O mais famoso dos vilarejos é Lavertezzo, a 9 km ao norte da barragem. Ali fica um dos trechos mais bonitos do Verzasca, na altura da antiga Ponte dei Salti, de estilo romanesco com arcos. No verão, os turistas aproveitam o sol em cima das grandes pedras no meio do rio e até se refrescam nas piscinas naturais formadas pelas águas cristalinas, porém geladas mesmo nessa época do ano.
Vale percorrer toda essa extensão do Rio Verzasca e descobrir aldeias com construções feitas de granito, como Sonogno e Corippo, a menor da Suíça. Em 2009, sua população era de apenas 15 pessoas. Alguns optam por fazer trilhas ao longo do rio, enquanto que outros preferem algo com mais adrenalina. No topo da barragem do Verzasca, é possível se aventurar no bungee jumping do 007, que ficou famoso depois que James Bond fez esse salto no filme “007 Contra GoldenEye”, de 1995.
Mais informações em: myswitzerland.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / RolfSt