Cercado de mistérios, Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais conhecidos do mundo e atrai milhões de curiosos de todos os cantos do planeta. Isso porque as enormes pedras – cada uma com cerca de quatro metros de altura e 25 toneladas – foram transportadas por vários quilômetros, empilhadas e dispostas em formato circular, algo que surpreende cientistas até hoje, já que não se sabe como os homens do período Neolítico foram capazes de tamanha proeza.
A dúvida deu origem a uma série de especulações e lendas para explicar sua existência, da magia de Merlin a discos voadores e seres extraterrestres – o que rendeu a Stonehenge um perfil místico. Também não se sabe ao certo qual seria a função do monumento megalítico, mas estudos apontam que ele teria a função de um observatório astronômico ou então seria um local sagrado de peregrinação.
Sua construção teve início há cinco mil anos, mas só foi terminar muitos séculos depois. Stonehenge fica nos arredores da pequena Amesbury, sul da Inglaterra, a 140 km de Londres, e é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Para visitar o local é necessário comprar um ingresso e reservar data e horário com antecedência pela internet.
O centro de visitantes, localizado a cerca de dois quilômetros de Stonehenge, tem estacionamento, cafeteria, loja de presentes, um museu com 300 objetos arqueológicos encontrados na região e modelos em tamanho real de casas do período Neolítico. Um ônibus gratuito faz o percurso entre o centro de visitantes e o monumento – ou você pode optar por percorrer esse trecho a pé, em uma caminhada de 30 minutos.
Mais informações em: english-heritage.org.uk/visit/places/stonehenge
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / danaibe12