Todos os dias, ônibus, carros e trens lotados de turistas chegam a Agra. E é fácil entender o motivo de tanto movimento. Com construções magníficas por todos os lados, incluindo o belíssimo Taj Mahal, e a apenas 200 km ao sul de Nova Delhi, não há desculpas para não incluir Agra em um roteiro pela Índia.
Fundada há 450 anos, Agra reúne tantas riquezas arquitetônicas e históricas por ter sido a capital do antigo Império Mogol, um estado poderoso que dominava um vasto território onde hoje estão a Índia, Bangladesh, o Paquistão e o Afeganistão. Os principais legados desse império foram os suntuosos mausoléus e tumbas, construídos como se fossem grandes palácios.
Patrimônio da Humanidade da UNESCO e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal foi erguido no século XVII pelas mãos de 20 mil trabalhadores, a mando do imperador Shah Jahan. De mármore branco e detalhes em ouro e pedras preciosas, esse mausoléu está sobre o túmulo da esposa favorita do imperador, Mumtaz Mahal. Construído em homenagem a ela, o Taj Mahal também é considerado uma grande prova de amor.
Com intrincados detalhes por dentro e por fora, linhas geométricas e grandes cúpulas, o Taj Mahal é cercado por quatro minaretes, duas mesquitas e um belo jardim. Pela manhã, os raios de sol deixam sua fachada com um belo tom rosado. Vale chegar bem cedo para fugir das multidões.
Outros grandes mausoléus em Agra incluem a Tumba de Akbar, o Grande (com sua bela fachada avermelhada e minaretes) e o Itimad-ud-Daulah (chamado também de “Baby Taj” por sua semelhança com o Taj Mahal, mas em menor escala).
A cerca de dois quilômetros do Taj Mahal, também às margens do Rio Yamuna, o Forte de Agra é igualmente imperdível. Assim como seu vizinho mais famoso, o forte é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e mostra a riqueza do antigo Império Mogol. Trata-se de uma cidadela cercada por grandes muralhas vermelhas. Dentro, estão palácios (Jahangir Palace e Khas Mahal), mesquitas, jardins e mausoléus.
Como chegar
Há voos com uma escala entre São Paulo e Nova Delhi por companhias como a Emirates, a Qatar e a Turkish. De lá, siga para Agra de carro, ônibus ou trem.
Onde ficar
Radisson Blu Agra Taj East Gate
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / YURY_TARANIK