Ícone do site Qual Viagem

Na França, Poitiers ganha charme na época de Natal

Cityscape of Poitiers at a summer day

O Natal está chegando e faltam exatamente quatro semanas para os fogos de artifícios, a ceia tradicional e também para o Papai Noel invadir sua casa com presentes. Quem estiver de viagem marcada para a França, não pode deixar de dar uma passadinha em Poitiers, uma cidade que mistura arte romana, hotéis pitorescos, obras-primas e monumentos históricos na região centro-oeste do país.

Foto por iStock / walencienne

Os amantes da arte e os fãs do turismo religioso encontram o paraíso neste destino, principalmente nesta época do ano, quando a cidade fica toda iluminada, as igrejas ganham o toque natalino e os artistas de Skertzo transportam os espectadores pelas descobertas da arte romana. Além da data especial, em dezembro a cidade também recebe o encontro com Henri Laglois: festival internacional de escolas de cinema, no qual se propõe uma seleção de filmes representativos.

Durante sua estadia, você não pode deixar de conhecer as principais igrejas, como a Sainte-Radegonde, a Saint-Jean-de-Montierneuf e a Notre-Dame-la-Grande. A igreja de Saint-Hilaire é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1998, sendo um dos integrantes dos Caminhos de Santiago de Compostela na França. Já a Igreja de São Pedro foi o primeiro edifício gótico de Poitiers. Os monumentos cristãos mais antigos do ocidente dedicados ao batismo são o batistério de São João, do século V, e a pia batismal octogonal, que marca o coração do edifício que abriga um belo conjunto de murais romanos e góticos.

Interior da igreja Sainte-Radegonde. Foto por iStock / rparys

Nos passeios históricos pela cidade, conheça o , com exemplares preciosos da arquitetura civil da Idade Média e a grande sala dos passos perdidos, que leva o visitante aos tempos de Aliénor de Aquitânia. Além disso, não perca a oportunidade de caminhar pelas ruas, entrar nas lojinhas e tomar um típico café francês.

Entre os parques de Poitiers, o que se destaca é o Parque de Blossac – construído sob supervisão do rei no século XVIII. Por lá, o visitante pode aproveitar a calmaria e descansar, passear, fazer piqueniques ou assistir a uma peça de teatro ao ar livre.

Como chegar
Do Brasil para a cidade não há voos diretos. Quem optar por apenas um fim de semana ou até mesmo uma paradinha na capital para depois conhecer Poitiers, pode desembarcar em Paris e, de lá, pegar um trem com destino à região (viagem de uma hora e meia).

Onde dormir
Hotel Central
Hotel de l’Europe 
Garrigae Manoir de Beauvoir

Onde comer
Auberge Chez Cul de Paille
Les Archives
Bistrot du Boucher

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / SergiyN

Comentários

Sair da versão mobile