Na costa noroeste da Flórida, Panama City Beach guarda mais de 40 km de praias banhadas pelo Golfo do México. O visual característico é aquela longa faixa de areia branquinha, junto a um mar cristalino em tons que variam de um azul turquesa ao verde esmeralda. As águas de Panama City Beach costumam ser tão calmas que fazem esse mar parecer uma enorme piscina.
Como a faixa litorânea é levemente voltada para o oeste, você pode admirar ali o espetáculo diário do pôr do sol sobre o Golfo do México. A cidade também é famosa entre mergulhadores, que aproveitam dezenas de áreas de recifes localizadas não muito longe da costa.
Panama City Beach abriga ainda dois parques estaduais. Um deles é o St. Andrews State Park, localizado na ponta de uma pequena península entre o Golfo e a Baía de St. Andrew. É um santuário ao ar livre, repleto de praias intocadas e de fácil acesso.
Já do lado oposto da cidade está o Camp Helen State Park, onde fica o Lake Powell, um raro lago de água doce, de águas mais escuras, a poucos metros do mar, cercado por dunas. Quem prefere aproveitar um lugar ainda mais isolado tem como opção a Shell Island, uma ilha de barreira acessível apenas de barco. De frente para o St. Andrews State Park, tem vários quilômetros de praias desertas.
De volta à cidade, Panama City Beach tem hospedagens para todos os bolsos ao longo de suas extensas praias, com muitas opções pé na areia. Também não faltam restaurantes de frente para o mar, muitos especializados em peixes e frutos do mar frescos.
O agito está concentrado principalmente no Pier Park, endereço certo para compras, gastronomia e muita diversão. É como um shopping ao ar livre e a poucos passos do mar, com mais de 100 lojas variadas, incluindo as de departamento, além de restaurantes, bares, cinema e mais. Destaque para a SkyWheel, roda-gigante que oferece vistas incríveis para a região.
Atrações aquáticas em Panama City
Em uma viagem a Panama City Beach, vale conhecer também o destino vizinho com um nome bem parecido. Separada de sua “xará” apenas por uma ponte, Panama City não tem acesso direto ao Golfo do México, mas é banhada pela Baía de St. Andrew. Assim, a cidade é conhecida como um paraíso para os fãs de esportes aquáticos.
A meio caminho entre Pensacola e a capital do estado, Tallahassee, Panama City é a maior cidade da região, porém ainda preserva um certo charme de um vilarejo de pescadores, com um caráter mais histórico. Ali, atividades como caiaque, stand-up paddle, kitesurfe e vela são muito populares e acontecem nas águas cristalinas da baía. Há ainda excursões de barco para pesca em alto-mar, mergulho de cilindro, snorkeling ou observação de golfinhos, além de tours até Shell Island.
Como curiosidade, a Panama City da Flórida foi fundada no começo do século passado e seu nome foi intencional, com a finalidade de atrair novos investimentos imobiliários e rotas comerciais para a região. Isso porque ali estava o porto norte-americano mais próximo ao Canal do Panamá, que na época ainda estava em construção.
Mais informações em: visitflorida.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: VISIT FLORIDA