No norte da Espanha, a arquitetura e a gastronomia são destaques em Bilbao, surpreendendo até os turistas mais exigentes. Há diversos lugares para conhecer na cidade, inclusive aqueles passeios tradicionais, que não podem faltar no roteiro. Também vale ressaltar no destino os passeios culturais para os pequenos, que saem encantados. Além dos passeios culturais, há também reservas e ilhas para os apaixonados por surfe e natureza.
Passeios
No centro histórico de Bilbao, há um lugar imperdível para visitar: a Catedral de Santiago, de estilo gótico. Além da catedral, visite também a Praça Nueva, o neobarroco Teatro Arriaga e os Jardins do Arenal.
Os apaixonados por arquitetura podem se encantar por Ensache, onde grandes nomes ilustram a transformação desta cidade industrial, que inclusive é referência internacional de desenho urbano.
Nesta zona de Bilbao, podemos encontrar o principal símbolo da cidade: o Museu Guggenheim de Bilbao. Também há o antigo armazém de vinhos convertido em centro multicultural, o La Alhóndiga, a Avenida de Abandoibarra, principal foco cultural de negócios da cidade, e a moderna Ponte Zubizuri, localizada sobre a famosa Ría.
O Museu de Belas Artes guarda um dos principais acervos do país, com mais de sete mil obras de artistas como El Greco, Sorolla, Gauguin e Zurbarán, entre outros.
Uma das maneiras mais agradáveis de conhecer a cidade é em um passeio com o Funicular Artxanda. O bonde vai até o Monte Artxanda e oferece a melhor vista panorâmica da cidade. Mesmo depois de ter andado por toda a cidade, faça o passeio e se encanta com a vista.
Passeios de barcos são outra forma sensacional de conhecer a cidade em outro ângulo e aproveitar a calmaria. Há passeios de barco até Portugalete e a Ponte de Vizcaya, que oferece vistas imperdíveis na passarela de pedestres, situada a 45 metros de altura.
Se estiver com crianças, leve-as aos principais centros culturais e museus da cidade, como Museu Marítimo e Txikiland, ou opte por caiaque ou surfe na Ría de Bilbao.
Gastronomia
Bilbao é considerada a capital do bacalhau na Espanha. Vale a pena experimentar as suas famosas especialidades: bacalhau al pil-pil, ‘a La vizcaína e al club ranero. Visite também o maior mercado coberto da Europa, o Mercado de la Ribera. O edifício foi construído em 1929 e oferece uma variedade de opções gastronômicas.
Gosta de vinhos? Então dê uma escapadinha da cidade e conheça os vilarejos de Bakio e Górliz. Ficam a poucos quilômetros do centro de Bilbao e são famosos pelo típico vinho branco, conhecido como Txakoli.
Compras
As zonas Abando, Indautxu, Gran Vía e o centro histórico apresentam os principais roteiros de compras, desde os grandes nomes da moda internacional em Indautxu às boutiques com os produtos mais tradicionais.
Surfe e natureza
Para fugir da agitação da cidade e partir para um lugar mais tranquilo, conheça três lugares próximos que oferecem conforto em meio à natureza. A 34 km, o viajante irá encontrar a Reserva Natural de Urdaibai, perfeita para uma caminhada e contemplação da natureza.
Um quilômetro depois da reserva natural, existe uma ilhota com a Ermita de San Juan no topo, acessível através de um espetacular caminho de 231 degraus. Já Mundaka, fica a 38 km do centro de Bilbao e é o paraíso dos surfistas, que podem curtir a boa vista e também o esporte. A 3 km dali, em Bermeo, os turistas podem encontrar um tradicional porto pesqueiro.
Como chegar
A partir de São Paulo, há voos sem escalas para Madri pela Latam. Depois, pegue um voo até Bilbao com a Iberia, ou vá de carro – Bilbao fica a 400 km de Madri.
Onde ficar
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Pedal-Power-Photos