Visitar o Museu Mazzaropi é praticamente obrigatório para fãs do cinema nacional. Fundado em 1985, o espaço fica em Taubaté, interior paulista, e reúne mais de 20 mil itens sobre a vida e a obra do cineasta e comediante Amácio Mazzaropi, como fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos.
Na década de 1970 e no início da década de 1980, o terreno onde hoje estão o Hotel Fazenda Mazzaropi e o Museu serviu de estúdio para o também ator, produtor, diretor, empresário e comediante, famoso por criar e imortalizar o personagem Jeca Tatu. Sua produtora e distribuidora PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) lançou sucessos como “Jeca Tatu” e “Tristeza do Jeca”.
Pouco a pouco o acervo foi recuperado por meio de aquisições, doações de fãs e de pessoas que trabalharam com o cineasta. Em 1997, o Museu passou a fomentar a pesquisa da obra do artista junto a universidades e escolas, até que em 2000 foi criado o Instituto Mazzaropi, cujo objetivo é preservar e divulgar a história e o trabalho do artista.
O empreendimento conta hoje com um novo prédio, inaugurado em 2010, além de uma exposição de longa duração e outros projetos itinerantes. O local abriga ainda um auditório para eventos. O Museu Mazzaropi é um dos maiores museus privados do Brasil, com mais de mil visitantes por mês, entre estudantes de ensino médio e de cinema e profissionais da área de cultura.
Museu Mazzaropi
Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249 – Taubaté/SP
Telefone: (12) 3634-3447
Horários: terça a domingo, bilheteria das 8h30 às 12h, permanência no museu até às 12h30. Fechado às segundas-feiras.
Preços: R$ 5,00 (estudantes) e R$ 10,00 (adultos); idosos e crianças de até sete anos de idade têm entrada gratuita.
Mais informações em: museumazzaropi.org.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação