Localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, o Museu Histórico da Imigração Japonesa traz a trajetória da imigração japonesa no Brasil. Inaugurado em 1978, o museu possui um acervo com mais de 97.000 itens doados por imigrantes, que vão de fotos, discos, livros, revistas, utensílios domésticos e quadros a uma roupa original de Samurai e sua cela de montaria.
Passear pelos agora três andares de exposição nos faz conhecer mais sobre a história político brasileira e sobre as tradições japonesas que se incorporaram à nossa cultura.
O estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão em 1895 e a vinda dos primeiros imigrantes há 114 anos atrás estão retratados em documentos, painéis, peças diversas e uma pequena réplica do Katsato Maru, que trouxe os primeiros 781 imigrantes, de um total de 240 mil que vieram para o Brasil até o ano de 1894, no 7º andar do prédio.
No 8º andar estão fotos, mapas, sala de vídeo e objetos que mostram a comunidade japonesa já integrada no Brasil, além do surgimento de cidades com base nas colônias japonesas. A história da 2ª Guerra Mundial também é retratada, contando sobre uma luta travada internamente entre grupos de japoneses imigrantes e sobre as perseguições que sofreram do governo brasileiro.
O 9º andar, inaugurado em 24 de junho, oferece aos visitantes a relação dos imigrantes com o país após os anos 50, onde parte da cultura se misturou com o nosso dia a dia, através dos esportes e principalmente da cultura pop, com os seriados de TV, mangás, cosplay, culinária, tecnologia e os grandes astros, como o National Kid, que fez parte das tardes infantis dos anos 70, até a roupa original do Jaspion. Nesse andar há ainda uma exposição inédita de espadas japonesas da coleção Mantegazza.
“A coleção do museu representa a segurança de uma história preservada e passada aos nossos descentes e divulgada a toda a população. Mais do que seu valor histórico, há também um valor afetivo, já que os itens expostos fazem do espaço um templo, em que cada peça tem uma grande história a ser contada”, fala a Presidente do Conselho Administrativo do museu, Lídia Yamashita.
Serviço – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Rua São Joaquim, 321, Liberdade – São Paulo / SP
De terça a domingo, das 13h às 17h
Entrada: R$ 16,00 (crianças e idosos pagam meia)
Mais informações em: bunkyo.org.br/br/museu-historico
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Divulgação