Você sabia que o primeiro projeto do Estádio do Pacaembu não tinha fachada, mas uma esplanada aberta, apenas com colunas ornamentais? E que seu conceito de praça desportiva, com espaços para vários esportes, teve a contribuição do escritor Mário de Andrade? Estas e muitas outras histórias sobre “o seu, o meu, o nosso Pacaembu” estão na exposição virtual “Pacaembu: um estádio monumento”, que o Museu do Futebol acaba de lançar na plataforma digital Google Arts&Culture. Sede do Museu desde 2008, o estádio completou 80 anos de inauguração na última segunda-feira (27).
A mostra virtual faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu do Futebol, como parte dos esforços de combate ao novo coronavírus, proporcionando atividades culturais para a população mesmo durante este período de distanciamento social. A COVID-19, aliás, iniciou um novo e importante capítulo na história do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, que atualmente abriga um hospital de campanha para receber pacientes com sintomas leves do novo coronavírus.
São mais de 50 imagens disponíveis para o público explorar na tela do computador, tablet ou celular, além de dois vídeos de época: um mostra o estádio ainda em construção e, o outro, o “Paca” pronto para sua inauguração, que teve a presença do então presidente da República Getúlio Vargas. Na exposição virtual, o público poderá explorar desenhos, croquis e plantas arquitetônicas – realizadas ou não – do projeto em Art Déco, além de notícias e fotografias publicadas dos anos 1920 aos anos 1940.
A mostra trata principalmente da relação do Pacaembu com a cidade de São Paulo, uma capital industrial em plena expansão, mas uma cidade ainda muito diferente da megalópole de hoje. Afirmar a grandeza de São Paulo foi um dos motivos políticos que levaram à construção do Pacaembu, numa época em que o futebol começava a atrair multidões cada vez mais numerosas, e o maior estádio da cidade à época – o Parque Antártica – só tinha capacidade para 27.650 pessoas.
A exposição pode ser acessada em: artsandculture.google.com/exhibit/pacaembu/KAJiOz4JD3BgIg?hl=pt-BR
Mais informações em: museudofutebol.org.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / shakzu