O maior acervo de ilusão de ótica do mundo, o Museu das Ilusões permanece em exposição em São Paulo até o final de janeiro. O encerramento da exposição estava previsto em dezembro, mas devido ao sucesso durante a volta das atividades presenciais, o Museu estende temporada, no Shopping Eldorado, e fica até o dia 31 de janeiro na capital paulista.
O museu tem formato itinerante e no segundo semestre recebeu novas obras, além de incrementar seu acervo com peças de artistas brasileiros, desenvolvidas especialmente para o Museu. Hoje já conta com cerca de 80 peças em exposição. A mostra oferece uma experiência educativa e divertida aos visitantes, que podem tirar fotos e gravar vídeos em situações inusitadas.
Desde o retorno das atividades culturais, o Museu tem sido muito procurado para atividades de lazer em família, passeios turísticos e também por grupos de escola, especialmente por escolas que retornaram com a atividade de estudos do meio. O acervo constitui uma ótima atração para grupos escolares, visto que além de proporcionar experiências lúdicas, é também uma aula sobre ilusões de ótica e conceitos diversos da física, da geometria e matemática envolvidos neste universo.
Conhecida como ilusão de ótica, é um fenômeno que envolve tanto a biologia dos olhos e cérebro, quanto à física da luz, responsável por possibilitar como enxergamos o mundo em nossa volta, misturando conceitos da arte, que passam por profundidade, contraste, ângulos e distancia, entre outros.
Em São Paulo, o Museu conta com 12 ambientes separados, distribuídos em mais de 1.300 m² de exposição, permitindo que as peças fiquem bem distantes uma das outras, onde é possível caminhar sem aglomeração, com distanciamento. Um boa opção de passeio para as férias, que permite tranqüilidade, segurança, seguindo os protocolos.
Outro arranjo, são as entradas programadas a cada 15 minutos, onde o museu também controla a capacidade do público conforme precisar, de forma bem fracionada, tudo cuidadosamente pensado para melhor circulação e contemplação das peças.
Site: museudasilusoes.com.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação