A 150 quilômetros de Fortaleza, a Praia de Mundaú tem rios, dunas e lagoas que formam uma paisagem relaxante. Seu mar, que alterna entre tons de verde e azul, é bastante convidativo. Com o acesso fácil via capital do estado, o refúgio dos cearenses já foi cenário, inclusive, da importante obra de José de Alencar, Iracema.
A localização da vila é das melhores do estado, com a praia situada na ponta do município de Trairí, no limite com Itapipoca. O lugar, bastante procurado para veraneio, possui uma vasta vegetação na costa, formando um verdadeiro oásis. As pousadas e as casas são cercadas por coqueiros, cajueiros, goiabeiras, graviolas, mangueiras, entre outras árvores frutíferas.
Quem vai à Mundaú encontra diversos atrativos que vão desde trilhas pela Mata Atlântica até os famosos passeios de catamarã pelo mar e pelos manguezais com direito a banhos e mergulhos no rio Mundaú e nas águas salgadas.
Entre as opções de passeios de barco, o fluvial é o mais procurado. Em um trajeto de uma hora e meia, os turistas se encantam com a disposição das dunas e do próprio rio, assim como o manguezal repleto de pássaros. Uma das atrações do roteiro é o principal cartão-postal de Mundaú: os coqueiros quadrigêmeos que ficam do lado oposto do rio.
Além disso, há o passeio de buggy pelas dunas, onde é possível contemplar a vista panorâmica da vila e da paisagem do entorno, reunindo coqueiros, rio, mar e construções.
Mundaú também é destino para curtir um mergulho. Reunindo diversas piscinas naturais, o lugar é perfeito para observar uma rica vida marinha mesmo em áreas pouco profundas, praticando snorkeling. Para os mais acostumados, em profundidades de dois a três metros, entre os arrecifes, é possível encontrar paredões de corais e peixes como baiacu, além de polvos e moreias. Não tem como não se encantar como essa maravilha subaquática!
Como chegar
Saindo de Fortaleza, acesso pela CE 085 (até Caucaia) e CE 163 (até Trairi).
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Fotos Divulgação Setur