As principais cidades desse país do Leste Europeu, como Mostar e Sarajevo, ficaram completamente destruídas durante a Guerra da Bósnia na década de 90. Lugares na capital Saravejo tem fortes marcas do acontecimento e algumas lojinhas da cidade mostram gravuras no período da guerra. Mesmo o conflito deixando marcas pela cidade, a Bósnia e Herzegovina ganha vida pela beleza, cultura, povo receptivo e lugares históricos.
Mostar, cidade situada na região Herzegovina, é famosa pela Ponte Velha, que fica em cima do Rio Nevertva, na parte antiga da cidade. Uma tradição dos jovens locais é pular da ponte direto para o rio, atividade considerada perigosa por conta da altura. A Ponte Velha foi inclusive reconstruída depois da guerra e, hoje, é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A Bósnia também possui lindos atrativos naturais. Um deles é o Parque Nacional de Sutjeska, em Tjentište, repleto de montanhas e muito verde. Já o Parque Nacional Una, na fronteira com a Croácia, possui um cânion, lindas cachoeiras e vida selvagem. Um pouco mais ao norte, o Castelo de Ostrožac, que data do século XVI, é cenário de shows e eventos locais. Seu terreno é disputado e correm até boatos de que o governo vendeu o castelo.
Para os aventureiros de plantão, o Parque Prenj e Velez é ótimo para quem gosta de percorrer trilhas com bicicletas. São 360 km de floresta e estradas de terra nas montanhas Prenj para percorrer. No inverno, as montanhas ficam cobertas de gelo, oferecendo um ótimo lugar para esquiar.
Um lugar muito marcado pela história é o Túnel da Esperança, em Sarajevo. A cidade sobreviveu graças à criatividade do exército bósnio de construir um túnel escavado por baixo do aeroporto. Na época, o túnel tinha péssimas condições e inundava sempre, porém foi através dele que passavam comidas, combustível e materiais para construções, o que ajudou tanto a população quanto os soldados. Hoje, as marcas de balas ainda são bem visíveis na casa atrás do túnel.
Depois de conhecer as histórias da cidade, nada melhor do que relaxar. Em Sarajevo, não faltam bares e pubs, como os badalados Cheers e City Lounge. Em novembro, o visitante pode curtir o Festival de Jazz que acontece na primeira semana do mês. A culinária da Bósnia é bem regional, com pratos tradicionais como burek (torta de carne), zeljanica (torta de espinafre com queijo), sirnica (queijo fresco e batatas em cubo) e pavlaka (um creme de leite fresco).
Como chegar
Companhias como a Lufthansa e a Swiss oferecem voos entre São Paulo e Sarajevo, com uma parada em alguma cidade europeia como Zurique ou Munique.
Onde ficar
O Hecco Deluxe Hotel tem uma ótima localização no centro de Sarajevo. O hotel possui wi-fi, ar-condicionado, minibares, loja de conveniências e restaurante com a gastronomia local para seus hóspedes. Além disso, também promove excursões exclusivas. Dispõe de piscina, sauna, estacionamento e recepção 24 horas.
Apartments & Rooms Villa Sulejman está em Mostar, perto da Ponte Velha. Com funcionários atenciosos, a pousada tem wi-fi, TV, ar-condicionado, minibar, restaurante com comida local e estacionamento. Além disso, oferece, com custo adicional, transporte que leva e traz do aeroporto e aluguel de bicicletas.
O Hotel-Restaurant Kriva Cuprija, também em Mostar, proporciona uma maravilhosa vista para o Rio Rodobolja. O hotel é uma casa de pedra calcária com quartos equipados com TV, wi-fi, ar-condicionado, minibar, banheiro com secador de cabelo e quartos com varanda. Fica a poucos passos da Ponte Velha.
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / repistu