Edifícios antigos e coloridos são alguns dos cartões-postais da maior cidade de Cuba. Rica em história e cultura, Havana faz qualquer um deixar o celular de lado e aproveitar a viagem da melhor forma junto a alegria dos cubanos.
Mergulhe na história, passeios e belezas que a cidade pode oferecer. Entre as ruas movimentadas e carros antigos, não podemos descartar as belas praias do mar caribenho, a salsa, os jogos de beisebol e as vielas rústicas, completando ainda mais a arquitetura marcante do lugar.
Animada em qualquer hora do dia, o turista pode se dividir em conhecer a cidade durante o dia e se divertir ao ritmo cubado durante a noite. Com muitos pontos turísticos, os destaques estão entre as ruas de Habana Vieja com igrejas, pequenos museus e o charme dos edifícios antigos, além das praias que são ótimos refúgios do calor.
Passeios
Capitólio Nacional: uma construção majestosa de Havana e a que mais chama atenção. Hoje funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências, mas antes era a sede do governo de Cuba.
Real Fábrica de Tabacos Partagas: a mais tradicional e conhecida fábrica de charutos.
Calle Obispo: uma das ruas principais e mais movimentadas de Havana, com restaurantes, bares e lojas de lembrancinhas.
Fortaleza de San Carlos de la Cabaña: construída no século XVIII o principal objetivo da enorme fortaleza é proteger a cidade, com uma linda vista durante o dia e de noite. Todas as noites acontece uma cerimônia conhecida como cañonazo, uma tradição da cidade. Além da cerimônia, há também uma encenação que conta como ocorria quando os militares soltavam a bomba diária do canhão.
Museu da Revolução: um museu muito importante para os cubanos, pois retrata a história e os acontecimentos que deram ao país a forma que possui hoje. Outro motivo que torna o museu importante é por ter sido o palácio presidencial utilizado por diversos presidentes.
Plaza de San Francisco de Asís: a praça foi construída no século XVI e guarda a Basílica de San Francisco, além de dar uma bela vista para os diversos edifícios antigos.
Vida Noturna
Durante a noite, os ritmos cubanos se misturam entre salsa, mambo e Buena Vista Social Club, transformando em grande animação. Já em Vedado, é o bairro mais agitado durante a noite, com opções de restaurantes, bares e shows de cabaré.
Tropicana: famoso cabaré de Havana. O lugar carrega grande fama pelo espetáculo que apresenta e impressiona a todos com danças, acrobacias e músicas animadas.
La Floridita: visitado por Ernest Heminway, o estabelecimento é um bar restaurante, um dos mais tradicionais de Habana Vieja. A decoração do bar é esplendida. Muito visitado por turistas que querem experimentar o famoso daiquiri.
La Bodeguita del Medio: famosa não só por seus mojitos, mas também por ter sido o bar preferido de Fidel, Hemingway e Nat King Cole. O lugar é ideal para aproveitar a noite, o clima quente da cidade e experimentar o tradicional drink do país.
Praias
Banhada pelo mar caribenho, não poderia deixar de ter lindas praias com águas cristalinas, mar azul e areia finas e claras.
Santa María del Mar: o trecho da praia é uma área cercada por hotéis, uma ótima opção de hospedagem. Quiosques e espreguiçadeiras são dois elementos que completam o dia perfeito nesta praia.
Tarará: a praia tem como principal atração a prática do mergulho e também, um pedaço da costa para quem quer apreciar a vida marinha.
Guanabo: no final das Playas del Este, Guanabo está localizado em uma área residencial e pouco movimentada por turísticas, uma ótima forma de aproveitar a região rústica e vivenciar da melhor forma a cultura e costumes do cubano.
Onde comer
Onde ficar
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque iStock / gustavofrazao