Nesta sexta-feira (08/11), o navio MSC Seaview atracou no Porto de Santos, marcando o início da aguardada temporada de cruzeiros no Brasil. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros; Marco Ferraz, presidente da Clia; Beto Mendes, Diretor de Operações do Porto de Santos; o Capitão de Mar e Guerra Marcos André de Souza, da Capitania dos Portos; Selley Storino, Secretária de Turismo de Santos; Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e o Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho.
A temporada promete movimentar significativamente o setor, com a oferta de 210 mil cabines e 126 cruzeiros que partirão de seis portos brasileiros: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Paranaguá. Destinos no litoral nacional, além de cidades da Argentina e Uruguai, fazem parte dos roteiros. Entre os destaques da frota estão os navios MSC Seaview, MSC Grandiosa—o maior a navegar pelo Brasil—, MSC Splendida, MSC Orchestra e MSC Armonia, com o MSC Poesia partindo da Argentina e o MSC Magnifica em rota mundial com escalas no Brasil.
Adrian Ursilli destacou a importância da temporada para o turismo e economia brasileira, falando da geração de emprego e renda para toda a cadeia do turismo. “Nós costumamos dizer que nós somos uma empresa global, mas com espírito local, ou seja, nós temos nossa frota em todo o mundo, mas quando chegamos no Brasil adaptamos nossos navios para atender o país da melhor forma possível”, disse.
A secretária Selley Storino enfatizou o crescimento do turismo na cidade. “Santos cresce com turismo a cada ano. Hoje o turismo já é o nosso segundo maior arrecadador de impostos”, afirmou. “Aqui em Santos nós estamos trabalhando muito e avançando, batendo sucessivos recordes a cada temporada”, completou.
Durante sua apresentação, a secretária Luciane Leite destacou o potencial do turismo náutico no Estado. “Celebro hoje com vocês a abertura da nova temporada brasileira de cruzeiros, que promete ser a maior de todos os tempos. Os cruzeiros representam o que há de melhor em uma experiência de viagem. A bordo de um navio você se diverte enquanto se desloca, e nas paradas ainda pode conhecer um novo destino. O turismo náutico é uma prioridade para o governo do estado de São Paulo. Reconhecemos o potencial e a relevância desse segmento para gerar empregos e renda, além de levar o desenvolvimento para os destinos”, disse, falando ainda do Programa Estadual de Turismo Náutico lançado pelo governador dois dias antes.
Por fim, o Ministro Silvio Costa Filho reiterou a importância de incentivo ao turismo no país. “Esse ano a nossa expectativa é uma temporada de mais de 800 mil passageiros. Esse é um ganho significativo para o Brasil. Eu tenho muita confiança que nesses próximos dois anos nós possamos chegar a mais de um milhão de passageiros”, afirmou. “A gente está tendo esse ano um crescimento no turismo internacional na ordem de 22%. É o maior crescimento desses últimos 20 anos. Pela primeira vez na história do Brasil nós vamos chegar a mais de 7 milhões de turistas estrangeiros que estão vindo visitar o país e isso é um dado significativo”.
“A cada quatro turistas que chegam à cidade, é um emprego que é gerado pela população. É uma indústria limpa, é uma indústria sustentável, é uma indústria que dialoga com o combustível do futuro, com a transição energética”, completou.
Novidades na companhia
Na tarde anterior, a bordo do MSC Seaview, Eduardo Simões, diretor de marketing da MSC, e Ignacio Palacios, diretor comercial, compartilharam as mais recentes novidades da companhia em uma apresentação no teatro do navio.
Palacios destacou que 2024 foi um ano de consolidação para a MSC Cruzeiros, marcado por melhorias nos serviços antes, durante e após as viagens. Com um olhar otimista para 2025, o executivo anunciou a entrada de novos navios da classe World Class, incluindo o World America no próximo ano e o World Asia nos anos seguintes, com reservas antecipadas já disponíveis. Ele também revelou que a MSC inaugurará um novo terminal de cruzeiros em Miami, com capacidade para atender até 36.000 passageiros por dia, consolidando sua presença no mercado americano.
Na apresentação, também foi enfatizada a importância do produto premium da MSC, o MSC Yacht Club, que proporciona exclusividade e conforto dentro de um grande navio, oferecendo aos clientes uma experiência que se traduz em altos índices de satisfação e retornos financeiros significativos para agentes de viagens. A companhia também lançará uma campanha dedicada a esse produto, com veiculação em rádio, TV fechada e plataformas de streaming, gerando grande visibilidade.
Além disso, os executivos anunciaram promoções para a temporada sul-americana, incluindo tarifas especiais que incluem bebidas e a oferta de crianças grátis em períodos de alta demanda, como Natal e Réveillon. A campanha de Black Friday da MSC, já em andamento, oferece descontos reais de até 40% em cabines e experiências, enquanto o seguro viagem da Assist Card, com comissão extra de 35%, complementa as oportunidades de rentabilização para agentes.
Mais informações: msccruzeiros.com.br
Texto e fotos por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação