Nesta sexta-feira (08/11), o navio MSC Seaview atracou no Porto de Santos, marcando o início da aguardada temporada de cruzeiros no Brasil. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros; Marco Ferraz, presidente da Clia; Beto Mendes, Diretor de Operações do Porto de Santos; o Capitão de Mar e Guerra Marcos André de Souza, da Capitania dos Portos; Selley Storino, Secretária de Turismo de Santos; Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e o Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho.

MSC Seaview
A temporada promete movimentar significativamente o setor, com a oferta de 210 mil cabines e 126 cruzeiros que partirão de seis portos brasileiros: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Paranaguá. Destinos no litoral nacional, além de cidades da Argentina e Uruguai, fazem parte dos roteiros. Entre os destaques da frota estão os navios MSC Seaview, MSC Grandiosa—o maior a navegar pelo Brasil—, MSC Splendida, MSC Orchestra e MSC Armonia, com o MSC Poesia partindo da Argentina e o MSC Magnifica em rota mundial com escalas no Brasil.

Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros
Adrian Ursilli destacou a importância da temporada para o turismo e economia brasileira, falando da geração de emprego e renda para toda a cadeia do turismo. “Nós costumamos dizer que nós somos uma empresa global, mas com espírito local, ou seja, nós temos nossa frota em todo o mundo, mas quando chegamos no Brasil adaptamos nossos navios para atender o país da melhor forma possível”, disse.
A secretária Selley Storino enfatizou o crescimento do turismo na cidade. “Santos cresce com turismo a cada ano. Hoje o turismo já é o nosso segundo maior arrecadador de impostos”, afirmou. “Aqui em Santos nós estamos trabalhando muito e avançando, batendo sucessivos recordes a cada temporada”, completou.

Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado
Durante sua apresentação, a secretária Luciane Leite destacou o potencial do turismo náutico no Estado. “Celebro hoje com vocês a abertura da nova temporada brasileira de cruzeiros, que promete ser a maior de todos os tempos. Os cruzeiros representam o que há de melhor em uma experiência de viagem. A bordo de um navio você se diverte enquanto se desloca, e nas paradas ainda pode conhecer um novo destino. O turismo náutico é uma prioridade para o governo do estado de São Paulo. Reconhecemos o potencial e a relevância desse segmento para gerar empregos e renda, além de levar o desenvolvimento para os destinos”, disse, falando ainda do Programa Estadual de Turismo Náutico lançado pelo governador dois dias antes.

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Por fim, o Ministro Silvio Costa Filho reiterou a importância de incentivo ao turismo no país. “Esse ano a nossa expectativa é uma temporada de mais de 800 mil passageiros. Esse é um ganho significativo para o Brasil. Eu tenho muita confiança que nesses próximos dois anos nós possamos chegar a mais de um milhão de passageiros”, afirmou. “A gente está tendo esse ano um crescimento no turismo internacional na ordem de 22%. É o maior crescimento desses últimos 20 anos. Pela primeira vez na história do Brasil nós vamos chegar a mais de 7 milhões de turistas estrangeiros que estão vindo visitar o país e isso é um dado significativo”.

MSC Seaview
“A cada quatro turistas que chegam à cidade, é um emprego que é gerado pela população. É uma indústria limpa, é uma indústria sustentável, é uma indústria que dialoga com o combustível do futuro, com a transição energética”, completou.
Novidades na companhia
Na tarde anterior, a bordo do MSC Seaview, Eduardo Simões, diretor de marketing da MSC, e Ignacio Palacios, diretor comercial, compartilharam as mais recentes novidades da companhia em uma apresentação no teatro do navio.

Eduardo Simões, diretor de marketing da MSC
Palacios destacou que 2024 foi um ano de consolidação para a MSC Cruzeiros, marcado por melhorias nos serviços antes, durante e após as viagens. Com um olhar otimista para 2025, o executivo anunciou a entrada de novos navios da classe World Class, incluindo o World America no próximo ano e o World Asia nos anos seguintes, com reservas antecipadas já disponíveis. Ele também revelou que a MSC inaugurará um novo terminal de cruzeiros em Miami, com capacidade para atender até 36.000 passageiros por dia, consolidando sua presença no mercado americano.

Ignacio Palacios, diretor comercial da MSC
Na apresentação, também foi enfatizada a importância do produto premium da MSC, o MSC Yacht Club, que proporciona exclusividade e conforto dentro de um grande navio, oferecendo aos clientes uma experiência que se traduz em altos índices de satisfação e retornos financeiros significativos para agentes de viagens. A companhia também lançará uma campanha dedicada a esse produto, com veiculação em rádio, TV fechada e plataformas de streaming, gerando grande visibilidade.

MSC Seaview
Além disso, os executivos anunciaram promoções para a temporada sul-americana, incluindo tarifas especiais que incluem bebidas e a oferta de crianças grátis em períodos de alta demanda, como Natal e Réveillon. A campanha de Black Friday da MSC, já em andamento, oferece descontos reais de até 40% em cabines e experiências, enquanto o seguro viagem da Assist Card, com comissão extra de 35%, complementa as oportunidades de rentabilização para agentes.
Mais informações: msccruzeiros.com.br
Texto e fotos por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação