O MSC Fantasia chegou ao sudeste brasileiro nesse início de mês para inaugurar oficialmente a temporada de cruzeiros 2022/23 nos portos locais. O navio ancorou no Rio de Janeiro no último dia 1° e seguiu para Santos no feriado, dia 2.
As duas cidades foram palco de cerimônias de abertura realizadas a bordo no luxuoso espaço L’insolito Lounge. Estiveram presentes nos eventos o diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli; a diretora operacional da MSC, Márcia Leite; o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz; o prefeito da cidade de Santos, Rogério Santos; além de representantes da Marinha, Capitania dos Portos e Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro.
A companhia tem grandes expectativas para a retomada após o período da pandemia. Serão sete navios visitando o Brasil, sendo que seis deles operarão de forma regular e cinco com embarques no Brasil: o MSC Fantasia foi o primeiro a chegar e será seguido pelo MSC Seaview, MSC Armonia, MSC Seashore e MSC Preziosa. O MSC Musica terá embarques em Buenos Aires e Montevideo com destino a praias brasileira como Búzios e Ilhabela. Segundo Adrian Ursilli, diretor geral da MSC, a estimativa é que sejam movimentados 400 mil hóspedes brasileiros e outros 50 mil estrangeiros visitem o país nessa temporada com esses seis navios.
A sétima embarcação a chegar no país será o MSC Magnifica, que fará uma volta ao mundo com início em janeiro, saindo da Itália, e passará pelo Brasil rumo à terra do fogo.
Essa movimentação representa um crescimento na oferta de cruzeiros no Brasil de mais de 68% em comparação à temporada 2019/20, que foi a última temporada completa devido às paralisações impostas pela pandemia.
“Após 25 anos de MSC o ano de 2020/21 foi um ano que praticamente passou em branco, nós ficamos sem a nossa operação. Aquele foi o momento de recuar, de parar, para que hoje pudéssemos estar aqui com uma segurança muito maior, que nós pudéssemos voltar e retomar a temporada muito mais forte do que nós estávamos em 2020/21”, diz Márcia Leite, diretora operacional da MSC.
Crescimento sustentável
Apesar do hiato criado pela pandemia, a companhia segue crescendo. No ano passado foram inaugurados dois novos navios: o MSC Seashore e o MSC Virtuosa. Para esse ano as novidades serão o MSC World Europe, que será inaugurado ainda no mês de novembro, em Catar, e o MSC Seascape, que terá saídas a partir de Nova York. O objetivo da companhia é trazer novidades acompanhadas com o compromisso de responsabilidade ambiental e social. Além de fazer reciclagem e tratamento de efluentes, a MSC eliminou o uso de plástico a bordo e segue com grandes ambições.
“Temos agora uma meta muito agressiva de até 2030 reduzirmos em 50% os gases do efeito estufa e eliminarmos completamente a emissão de carbono até 2050. Isso é um compromisso da MSC que tem como objetivo preservar nossas comunidades, a humanidade, mas também o ambiente onde nós trabalhamos e que tanto nos dignifica, obviamente além de preservar o planeta”, reforça Ursilli.
Novidades na temporada
O MSC Seashore chegará ao país em dezembro e será o maior e mais moderno navio de cruzeiros em águas brasileiras. A companhia se empenha para oferecer produtos diferentes com itinerários diferentes para variados tipos de público.
“Nós sempre tivemos o compromisso de a cada temporada trazer um navio novo da MSC para o Brasil, e aqui a gente pode ver praticamente um navio de cada classe nossa visitando o país nessa temporada. Nós temos desde os navios menores, clássicos, mais românticos e aconchegantes como o Armonia até os mais modernos, elegantes, luxuosos, como o MSC Fantasia, e o MSC Seashore, que será o maior e mais moderno a navegar na história do Brasil até hoje”, explica Ursilli.
Além do novo navio a empresa tem também novos portos de embarque: recentemente começou a operar em Itajaí, no estado de Santa Catarina, e vai oferecer embarques também em Maceió (AL).
Descontos
Para celebrar o início da temporada a MSC Cruzeiros inicia hoje (03/11) a sua black week com descontos de até 40% em mais de 500 saídas. Para conferir as ofertas consulte seu agente de viagens ou acesse o site da companhia: msccruzeiros.com.br
Texto por: Cláudia Costa – A jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros
Foto destaque por: Cláudia Costa