Se antes eles só apareciam nas telonas percorrendo as estradas americanas, hoje estão cada vez mais populares entre os brasileiros que buscam uma forma segura de viajar sem perder a essência do turismo de experiência.
Crescendo desde 2018, o mercado de motorhome se intensificou em 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus. Impossibilitadas de viajar de formas convencionais, as pessoas encontraram na casa sobre rodas toda a liberdade geográfica e segurança que precisavam para manter-se na estrada.
Não a toa, observou-se um aumento de 40% nas vendas desse tipo de veículo recreativo (RV como é chamado no exterior) entre 2019 e 2020. Além de antecipar os planos daqueles que já sonhavam com esse tipo de viagem, o período trouxe novos públicos para o mundo do campismo.
Agora, além dos aposentados e profissionais liberais, que formavam a maioria dos viajantes de motorhome, essa categoria também passou a englobar famílias com crianças e pets e jovens – principalmente aqueles que estão trabalhando em home office – que tiveram que adaptar sua vontade de desbravar o mundo à nova realidade em que vivemos.
O estilo on the road já faz sucesso há anos nos Estados Unidos – e inclusive é de lá que vem nossa maior referência visual dos motorhomes cruzando as cênicas estradas em filmes e séries – e na Europa. E por aqui, já era popular entre os estados do Sul, já que lá se concentra boa parte das empresas montadoras e de aluguel dos carros recreativos, assim como estrutura de campings e estacionamentos especializados.
Porém, nos últimos tempos, com a facilidade cada vez maior de personalização dos veículos de acordo com as necessidades e gostos pessoais, assim como a possibilidade de encontrar locais de apoio em mais cidades brasileiras, cada vez mais eles tomam as estradas mundo afora.
Vista como uma forma de redescobrir o Brasil, a vida sobre quatro rodas possibilita uma viagem segura neste momento de pandemia, já que tem a vantagem de não precisar se hospedar nem fazer refeições “fora de casa”. Mas também promete ser uma tendência que veio para ficar em solo brasileiro, mesmo quando tudo isso passar. Afinal, nosso gigante país guarda diversas belezas cinematográficas que merecem ser descobertas de ponta a ponta.
Da praia a montanha, dá para fazer uma viagem média ou longa de forma divertida e confortável, aproveitando cada pedacinho do roteiro e descobrindo que a felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la!
Mas o que é um motorhome afinal?
O motorhome nada mais é do que um veículo motorizado adaptado para funcionar como uma casa móvel. Em sua estrutura, capaz de hospedar de 3 a 8 pessoas, pode conter: cozinha, geladeira, micro-ondas, banheiro com chuveiro quente, pia, camas, mesa para refeições, guarda-roupa, gerador de energia, ar-condicionado, fogão, televisão, lareira, churrasqueira, entre outros itens.
Hoje você pode viajar o Brasil ou o mundo a bordo de uma kombi, pick-up, de barraca de teto, trailer ou motorhome, dependendo mais da vontade e do desejo de viver em uma casa sobre rodas, do que necessariamente o que vai te levar na viagem.
Roteiros no Brasil
Com milhares de quilômetros de estradas, o Brasil se torna um excelente destino para viajar de motorhome, oferecendo oportunidades para conhecer diferentes pessoas e lugares, seja na beira da praia ou no campo, de norte a sul.
Segundo o Motorhome Online, site que conecta os viajantes com fornecedores de motorhomes, trailers, campers e outros modelos de veículos de recreação existentes no Brasil, há boas opções de campings que funcionam como apoio no país. Entre eles estão: Camping Mundai, em Porto Seguro (BA), Camping Lagoa Mar, em Garopaba (SC), Camping no Sol, em Campo Largo (PR), Camping Rota 89, em Barra Velha (SC), Camping Paraíso Tropical, em Bombinhas (SC), Camping Paineiras, em Itu (SP), Ganso Complexo de Lazer, em Lambari (MG), Pousada do Peralta, em Bonito (MS), Camping do Siri, em Marataízes (ES), Camping do Mucuge, em Arraial d’Ajuda (BA) e Camping Clube do Brasil, em Aracaju (SE).
Ou seja, é possível organizar um roteiro pelos principais destinos brasileiros, desbravando cada paisagem ao seu tempo e integrando destinos que, de avião, muitas vezes não poderiam fazer parte de uma mesma viagem.
Roteiros no mundo
EUA
Quem está acostumado a turistar pelos Estados Unidos geralmente vê um trailer ou motorhome estacionando, abastecendo ou em alguma das estradas americanas. A cena é típica e chama a atenção. Confira alguns roteiros para você embarcar nesse tipo de viagem pelas infinitas highways dos EUA .
Um roteiro quente e cheio de belezas naturais, por exemplo, passa pelo Arizona, California, Utah e Nevada. Nesses estados, alguns dos atrativos são: Grand Canyon, Las Vegas, São Francisco e o Monument Valley – sem falar na possibilidade de passar pela lendária Rota 66.
Nas estradas, o cenário varia de cactos a pinheiros em poucos quilômetros. É incrível a mudança! Um roteiro ideal para os quatro estados dura, em média, um mês. Foto
Outra opção de road trip tem a Costa Sul do Atlântico como destino. É uma jornada de 1900 quilômetros que começa em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, e termina em Key West, na Flórida, o ponto mais meridional dos Estados Unidos.
A estrada de duas pistas se estende por entre centros urbanos e tranquilas comunidades litorâneas, com longas extensões de natureza selvagem entre elas.
Para os fãs de boa cerveja, nada melhor que um tour pelas melhores cervejarias ou micro breweires (como são chamadas por aqui) dos Estados Unidos. Você pode cair na estrada do Norte (estado de Montana) ao Sul (até o Arizona) para degustar cervejas artesanais (“craft beers” em inglês), combinadas a paisagens magníficas.
Ou então apenas apreciar diferentes cervejas repletas do sabor local, rodeadas por surpreendentes paisagens de deserto e montanhas cheias de esplêndidas formações rochosas.
EUROPA
Países da Europa como Portugal, França, Espanha, Itália e Alemanha são bastante populares para um roteiro de veículo recreativo. Principalmente nas temporadas de primavera e verão, tanto os moradores desses lugares, quanto turistas, caem na estrada com um motorhome para explorar desde pequenos vilarejos até os destinos mais famosos do Velho Continente.
Por lá, é possível explorar com todo o conforto cidades portuguesas como Lisboa, Porto, Sintra, Faro, Cascais e Évora; o interior da França e suas charmosas estâncias de Carcassone, Camargue e Limóges; a região de Andaluzia e Catalunha, na Espanha; as históricas cidadezinhas da Toscana e as paradisíacas praias italianas de Cinque Terre; e todos os encantos da Rota Romântica alemã.
AMÉRICA DO SUL
Já na América do Sul, a Patagônia – tanto do lado argentino, quanto chileno, é o destino dos sonhos da maioria dos apaixonados por motorhome. As paisagens inóspitas do lugar, também conhecido como terra do Fim do Mundo, formam o cenário perfeito para uma viagem longa por lugares como El Calafate, Punta Arenas, Torres del Paine e Ushuaia em uma rota de cerca de 3 mil quilômetros.
O roteiro pela região dura em média 10 a 15 dias e percorre pontos famosos como Cerro Parador, Parque Nacional da Terra do Fogo, Laguna Esmeralda, Canal de Beagle, Parque Nacional Los Glaciares, entre outros.
Viajantes livres
Não é de hoje que os brasileiros descobriram – e se encantaram – com a liberdade desse tipo de viagem. Não à toa, o país esteve listado entre os principais viajantes de motorhome nos Estados Unidos em 2019.
E, de lá para cá, muitos casais e famílias vem tomando as estradas americanas e europeias em busca de experiências que formam um verdadeiro estilo de vida.
Na internet, esse movimento se representa por dezenas de canais de viajantes que apresentam sua rotina nos veículos recreativos mundo afora. Como é o caso do casal franco-brasileiro Alexis e Carol, dos canais Olá Brasil! e ViraVolta. Junto de sua filha Amelie, eles formam uma família de viajantes que está na estrada com um motorhome desde julho de 2020 passando – até agora – pelo Centro-Oeste e Sul da França, Costa Oeste da Espanha e Portugal.
Segundo a família, estar em um veículo recreativo, neste momento, é uma das formas mais seguras de viajar e viver. Nesses nove meses de aventura, eles intercalaram os percursos com momentos de confinamento com família e amigos e afirmam: “estar em um motorhome facilita a viagem, pois muitos hotéis e restaurantes ainda estão fechados. Além disso, nas fronteiras da Europa, por exemplo, é um jeito mais fácil de ir de um lugar para o outro. Estamos mais livres. E, nos lugares em que fazemos parada, encontramos menos gente do que aqueles que estão indo para o trabalho e enviando os filhos para a escola”.
Ainda assim, é preciso se adaptar ao momento para garantir uma viagem sem estresse. No percurso dos franco-brasileiros, por exemplo, alguns dos desafios são encontrar lugares para acampamento com água em todos os países – já que em Portugal não existem opções gratuitas como nos vizinhos – e organizar o roteiro de acordo com as exigências das fronteiras – na região escandinava, por exemplo, está sendo exigido teste PCR em cada troca de país.
“Não conseguimos fazer planos mais longos, só de uma semana para a outra, pois não depende só do nosso desejo. Nos adaptamos e fazemos o que dá para fazer”, acrescenta Alexis.
E, para os brasileiros que passaram a pensar em colocar a casa na mochila, agora mais do que nunca, o casal deixa uma recomendação: “é preciso um planejamento financeiro, antes de qualquer coisa. Vale também tentar fazer uma viagem de férias para ver como se sente viajando desta forma, já que é totalmente diferente de outros tipos de viagem. Tem que pensar nesse tipo de viagem de uma forma desacelerada, não dá para controlar tudo. Ser mais flexível para sentir como a viagem está se desenrolando e deixar as oportunidades que aparecem pelo caminho, sem um plano muito rígido”.
Para o casal Rômulo e Mirella, do Travel and Share, que está na estrada há sete anos, há boa chance desse tipo de viagem se tornar mais popular entre os brasileiros neste momento. “Vemos muito brasileiros construindo seus próprios motorhomes. É claro que isso envolve um investimento muito alto e também uma decisão de estilo de viagem a longo prazo, mas é um belo começo. Afinal, os proprietários de motorhome no Brasil ajudam alavancar a construção de estruturas de camping e estacionamentos que são essenciais neste estilo de viagem. Acredito que ainda existe muito espaço para aluguel de motorhome no país para viagens curtas ou de férias como já acontece em mercados europeus e Estados Unidos”, completa Mirella.
A estrutura dos lugares, inclusive, é um dos grandes pontos a serem planejados, de acordo com os experientes viajantes. “Primeiro pensar em um roteiro onde exista estrutura de apoio (para abastecimento de água e limpeza das caixas de esgoto), segundo roteiro com atrações e pontos de interesses a cada 300 – 400km de distâncias, no máximo, e, por último, ter em mente que viajar de motorhome é curtir a estrada e não somente o destino final, por isso encontrar bons pontos de parada, ter um ambiente confortável dentro do veículo faz toda diferença em curtir todos os momentos da viagem”.
Percorrendo a Europa neste momento, Rômulo e Mirella alternam períodos “on the road” com paradas estratégicas quando as restrições aumentam em algum destino.
O que você precisa saber antes de embarcar nessa road trip
Com o apoio da Motorhome Online, nós preparamos um guia básico com tudo que um campista de primeira viagem precisa saber antes de cair na estrada com seu veículo recreativo.
Modelos de motorhomes
Hoje, o mercado brasileiro conta com, pelo menos, oito modelos de trailer ou motorhome disponíveis para viagens deste tipo.
Classe A
Os motorhomes desse tipo são montados em plataformas de ônibus ou micro-ônibus, têm tamanhos entre 6 -14 metros de comprimento, e possibilitam a estrutura de um quarto separado, mais de um banheiro, sala grande integrada com a cozinha, bagageiro maior, cozinha externa e outros.
Alguns modelos ainda contam com o slide out, uma extensão lateral da carroceria que é aberta quando o veículo está parado para aumentar o tamanho da área interna.
Classe B
São motorhomes montados em furgões, vans ou em plataformas prontas que são apenas transformadas em uma casa sobre rodas. Este modelo tem a vantagem de ser mais fácil de dirigir, pois é mais ágil, de fácil acesso aos lugares, porém, muitas vezes apresenta espaços internos menores.
Os furgões possuem dois modelos: rodado duplo e rodado simples, sendo que o primeiro possui 2 rodas de cada lado no eixo traseiro, o que possibilita carregar e transportar mais peso; e o segundo possui somente uma roda de cada lado no eixo traseiro e é o mais comum no mercado brasileiro. Esse modelo geralmente é fabricado para acomodar de 2 a 4 pessoas.
Classe C
Motorhomes montados sobre um chassi, tendo toda estrutura de paredes e teto fabricadas do zero. Sua grande vantagem é a oferta de melhor dimensionamento do espaço interno e externo, levando mais conforto, com banheiro maior, mais camas, lugares para transporte de passageiros e bagageiros maiores. O modelo acomoda, em média, 5 a 6 pessoas.
Trailer / Reboques
Esse modelo já é bastante famoso e exige que o viajante tenha um veículo para fazer o transporte do mesmo.
Nesse caso, é muito importante se observar o peso do trailer/reboque, para saber se você deve utilizar um veículo SUV, Pick-up ou Caminhonete para engatar o trailer/reboque.
Os pesos variam muito de acordo com o modelo produzido por cada fabricante. Por exemplo: um mini trailer pode ter 500 kg até 1000kg, o trailer convencional de 1100 kg até 2200kg, e o trailer rodado duplo de 2200kg até 3000kg.
Camper
Assim são chamadas as casas sobre rodas montadas sobre a caçamba de uma pick-up ou caminhonete. Alguns têm possibilidade de fácil remoção, enquanto outros são fixos, têm modelos pop-up e outros.
Barraca automotiva ou Barraca de teto
As barracas automotivas podem ser instaladas em qualquer tipo de veículo. São um produto universal e confortável, pois geralmente utilizam um colchão tradicional que se dobra automaticamente na montagem.
Kombi Home
Tendo um ótimo custo-benefício, a charmosa Kombi é um dos utilitários mais populares para serem adaptados em motorhome. Com manutenção barata e fácil de ser encontrada em diversos países, ela é uma boa opção para casais e pequenas famílias que não podem investir tanto. Estilo Overlander Esse é um modelo de motorhome mais prático e autossuficiente, com possibilidade de acessar lugares mais isolados, geralmente montados e adaptados em carrocerias 4×4 e pick-ups.
Alugar ou comprar?
As duas opções são bastante válidas para quem está embarcando nesse estilo de vida e merecem ser ponderadas de acordo com nível de investimentos e planejamentos. Por exemplo, se a ideia é fazer poucas viagens ou roteiros de temporada, vale a pena optar pelo aluguel de um motorhome, assim o viajante consegue vivenciar todas as maravilhas desse tipo de viagem tendo sempre o respaldo de uma empresa. O mercado brasileiro, atualmente, conta com diversas empresas especializadas em locação nas regiões Sul e Sudeste que possuem frota diferenciada de trailers e motorhomes para quem deseja fazer uma primeira experiência.
Aliás, alugar um veículo recreativo é um excelente teste para verificar se o viajante vai se encaixar nessa rotina de carregar a casa nas costas! E essa também é a opção para quem não quer ou não pode investir na compra de um motorhome neste momento.
Algumas empresas de aluguel também oferecem serviços adicionais como roteiros e sugestões de locais, campings, pontos de parada, entre outros, o que é bastante importante na hora de preparar uma viagem. Em média, os valores do aluguel podem variar de R$ 400 a R$ 600 a diária, dependendo do modelo do motorhome e do período de locação – quanto mais dias mais barato. Agora, se a ideia é ter a estrada como endereço por uma temporada mais longa, ou se o viajante precisa de grandes adaptações no veículo, o ideal é adquirir um motorhome próprio. Dessa forma, há a possibilidade de customizá-lo desde o início de acordo com as necessidades de quem vai viajar, focando em suas prioridades e criando sua casa dos sonhos na estrada. “Os motorhomes para compra, no Brasil, custam a partir de R$300 mil. Sem contar, é claro, as opções ais luxuosas – aí o céu é o limite!”
Quem pode dirigir
Atualmente, é possível dirigir motorhomes de até 3.5 toneladas apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria B – a mesma de carros de passeio -, além da documentação básica como passaporte e cartão de crédito com limite para caução.
Em viagens para fora do país, também é recomendado ter a carteira internacional para evitar possíveis problemas ao transitar entre países, por exemplo.
Dicas
- Pesquise e analise o melhor modelo de motorhome para sua aventura;
- Faça um planejamento – mesmo que prévio – dos lugares que pretende passar e sua estrutura para receber esse tipo de veículo;
- Dê preferência para viagens diurnas e planeje suas noites em locais seguros;
- Ao visitar uma cidade, confira previamente se as ruas comportam veículos maiores, principalmente na área central;
- Realize todas as manutenções hidráulicas e elétricas regularmente para manter o bom funcionamento do veículo;
- Baixe aplicativos como Maps.me, Viva sobre Rodas e iOverlander para se informar sobre pontos de parada, campings e estrutura das estradas;
Serviço
As empresas listadas abaixo comercializam, alugam, realizam projetos de adaptação de veículos recreativos ou fazem a intermediação entre consumidor e seu motorhome dos sonhos. Confira:
Motorhome Online (SP) motorhomeonline.com.br
Kirsch Motorhomes e Trailers (RS) kirschmotorhomes.com.br
CVE Chapecó Veículos Especiais (SC) cvechapeco.com.br
Apolo Trailer (SC) apolotrailer.com.br
Trailer Car (SC) trailercar.com.br
Vandão Aluguel de Motorhomes (SP) vandao.com.br
Motor Trailer (SP) motortrailer.com.br
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por: Istock/ edb3_16