Com menos de 20 mil habitantes, Salesópolis é uma das estâncias turísticas do estado de São Paulo. A cidade encanta os visitantes com sua simplicidade e simpatia.
Conheça alguns dos melhores motivos para visitá-la:
Parque Nascentes do Rio Tietê
O Rio Tietê tem 1010 km de extensão, e nasce em Salesópolis, no Parque das Nascentes. O local fica longe do centro da cidade e recebe muitos visitantes, sendo um marco histórico do Estado de São Paulo. A nascente é tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), e toda a Mata Atlântica do parque é cuidadosamente preservada . Vale a pena conhecer!
Igreja Matriz de São José agora é santuário
A igreja fica no centro da cidade e é muito bonita, tanto por dentro quanto por fora. Foi inaugurada em 1911 e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Internamente ela apresenta estilos variados de afrescos e pinturas. A construção é um dos cartões postais da localidade, você não pode deixar de visitar. Além disso, a Igreja Matriz de São José tornou-se desde o ano passado Santuário e, portanto, recebe romarias e visita de peregrinos de vários locais de São Paulo e de outros estados do Brasil.
Museu da energia
A cidade abriga uma usina hidrelétrica, que utiliza o Rio Tietê para gerar energia desde 1913. No mesmo local há um museu, que fica em meio à Mata Atlântica e oferece atrações educativas para todas as idades. O espaço é muito legal para se aprender mais sobre a geração de energia e para conhecer um pouco mais da história e apreciar a natureza da região. A visitação é aberta ao público de terça-feira à sábado, mediante agendamento. Mais informações no site oficial: museudaenergia.org.br
Casarão do café
Também construído no começo do século passado, o sítio “Casarão do Café” faz parte de uma rota de turismo rural e remonta muito bem o cenário colonial. O charme do lugar é uma roda d’água que gira um moinho de cana de açúcar, que produz garapa para os visitantes. O espaço também conta com um museu. Além disso, existem algumas trilhas na mata que são interessantes, e inclusive uma delas leva ao Rio Paraitinga.
Casarão e Restaurante da Senzala
Sim, este casarão realmente foi utilizado como senzala pelos escravos no século 18. O lugar também serviu como ponto para troca de mercadorias e descanso para os comerciantes da época, que cruzaram a região de Salesópolis para chegar até o litoral. A arquitetura de pau a pique e os utensílios antigos foram preservados e podem ser vistos dentro da construção. Além disso, funciona atrás do casarão um restaurante cuja gastronomia é bem aclamada.
Mirante da Torre
Muitas cidades possuem um ponto alto onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica de boa parte do local. Em Salesópolis não é diferente, e a melhor vista fica na Estrada das Mirandas, onde estão situadas torres de transmissão de sinal televisivo.
Parque do Pinheirinho e cachoeiras
Área de descanso, que possui muita vegetação, principalmente muitos pinheiros. Ao longo dos 300 hectares de extensão, por conta do pinheiral surgiu uma praia artificial, ideal para o descanso ao som da água. Nesse local também podem ser realizadas trilhas interpretativas. Vale a pena conhecer. Na cidade há também várias cachoeiras, entre as principais são : A Porteria Preta, a Cachoeira do Tobogã e a cachoeira Pedra Branca, entre outras.
Maior Tirolesa do Mundo
A cidade está desenvolvendo um novo plano de novas obras turísticas. A administração pretende instalar em breve na área rural do município a maior tirolesa do Brasil, ou talvez a maior do mundo, dependendo das viabilidades técnicas. Vamos aguardar
Como ir – Da capital o acesso pode ser feito via Rodovia Ayrton Senna, acessando Mogi das Cruzes. Ragando todo o centro da cidade, pegue a rodovia que dá acesso a Biritiba Mirim, finalizando em Salesópolis. São aproximadamente 130 quilômetros, menos de duas horas de viagem.
Onde Ficar
Existem várias boas opções de hospedagem na cidade. Bem na área central, há uma quadra da igreja matriz e a duas do Mercado Municipal, que também é um ótimo passeio, você pode ficar no Hotel Soares Camargo. Uma construção que lembra os tradicionais hotéis das cidades europeias, com corredores largos, muitas obras de arte, apartamentos espaçosos e claros e um fartíssimo café da manhã. Diárias para casal a partir de R$ 288,00. A facilidade é o acesso, bem na área central da cidade. Dá para fazer quase tudo a pé.
Informações: facebook.com/hotelsc.oficial/
Outra opção na área central é a Pousada Salesópolis, oferece piscina, bom café da manhã, quartos bastante confortáveis e atendimento personalizado. É um misto de Hostel com Pousada Boutique, apenas 7 apartamentos o que garante um bom distanciamento social. Casal R$ 240,00
Informações: pousadasalesopolis.com.br
Para quem preferir hospedar-se na área rural, com todas as refeições, lazer completo e equipe de recreação para adultos e crianças pode conferir a excelente estrutura do Vale das Nascentes. Informe-se sobre as diárias e pacotes. A noite há também música ao vivo e atividades para os mais jovens.
Informações: pousadavaledasnascentes.com.br
Onde Comer
Uma das dicas é experimentar o buffet a quilo do fogão a lenha do Nhá Luz, tem dois do Mercado Municipal, Vale conhecer. Outra dica é o Restaurante Senzala, que tem comida bem temperada e um ambiente agradável para ir com a família , principalmente as que tem crianças e aos domingos.
Mais informações (11) 46963634 e salesopolis.sp.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Fotos: Prefeitura Municipal de Salesópolis