A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte tem localização privilegiada entre duas grandes capitais do Nordeste: Natal (RN), a 275 quilômetros, e Fortaleza (CE), a 260 km. Conhecida como a “Terra do sol, do sal e do petróleo”, Mossoró está próxima da Costa Branca, composta por aproximadamente 40 km de belíssimas praias.
Um atrativo diferenciado é o Lajedo de Soledade, um conjunto de rochas calcárias formado quando o mar cobria a região, há cerca de 90 milhões de anos, compõe o sítio arqueológico e paleontológico. O lugar é um sítio arqueológico dos mais importantes do Brasil. São fendas e grutas onde estão pinturas e gravuras rupestres com idade estimada em milhares de anos, sendo anteriores às pirâmides do Egito.
Os desenhos foram feitos por índios que habitavam a região no período pré histórico, e representam animais, elementos da natureza e formas geométricas ainda não decifradas. No local, ainda podem ser admirados vários fosseis de preguiças, tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-de-sabre que viviam no Nordeste no período Glacial.
A Estação das Artes, os mercados Municipal e do Bode são outras atrações. Pela realização do Mossoró Cidade Junina, o município abriga uma das maiores festas populares do Nordeste, composto por um mês inteiro de eventos, dentre os quais se destaca o espetáculo “Chuva de bala no país de Mossoró”.
Para curtir o litoral, a pedida é seguir para o povoado de Areia Branca, a pouco mais de 50 quilômetros de Mossoró, quase na divisa com o Ceará. A paisagem reúne caatinga, dunas de areia e sal, falésias e mar. Na praia da Ponta do Mel o cenário ganha ainda um rústico farol e um vilarejo totalmente esquecido no tempo; enquanto na praia do Rosado as dunas mudam de cor ao longo do dia.
Como chegar
O Aeroporto mais próximo de Mossoró é o de Natal. Da capital, são cerca de 280 quilômetros.
Onde ficar
Hotel ibis Mossoro – (84) 3422-6422
Thermas Hotel & Resort – (84) 3422-1200
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por