Ícone do site Qual Viagem

Morada das tartarugas, a Praia do Forte é repleta de atrações

Praia do Forte - Bahia - Northeast of Brazil .

A Praia do Forte é um dos principais destinos do litoral baiano. Localizada a 45 quilômetros de Salvador, no município de Mata de São João, tem 10 quilômetros de lindas praias emolduradas por areias douradas e grossas e um amplo jardim natural de coqueiros e mata ciliar. O vilarejo é composto por diversas praias, atrações turísticas e projetos que fazem da região um destino perfeito para quem gosta de banho de mar, passeios históricos e culturais e contato com a natureza.

Foto por Cleferson Comarela via Commons Wikimedia

Mantendo vestígios do que um dia foi uma pequena aldeia de pescadores, a Praia do Forte tem esse nome graças à formação do vilarejo que surgiu em torno da fortaleza construída pelo fidalgo português Garcia D’Ávila. Ainda no século 16, o forte foi erguido para garantir proteção ao lugar e às mercadorias trazidas do mar com destino à capital e que ali ficavam armazenadas.

A Vila da Praia do Forte é um verdadeiro ponto de encontro, tanto para moradores quanto para turistas, a área chama atenção por ser um lugar calmo e tranquilo, onde é possível conversar e passear despreocupadamente. Mesclando o rústico e o sofisticado, durante o dia, um verdadeiro roteiro de compras pode ser percorrido, enquanto à noite, as ruas são iluminadas e envolvidas pelo ar badalado dos estabelecimentos que garantem boas opções noturnas.

Belas praias de água quente, piscinas naturais, areia branca, vasto coqueiral e mar calmo. São as características que tornam a Praia do Forte um destino inesquecível, com paisagens para todos os gostos.

Foto via Flickr Fabiano Rodrigues

Um dos pontos mais procurados é a Praia do Papa Gente, com suas piscinas não muito rasas que possibilitam deliciosos mergulhos para contemplar cardumes de peixes coloridos.

Próximo ao Papa Gente temos a Praia do Lord. Na maré baixa forma-se uma grande piscina natural onde pode-se beber e apreciar iguarias da culinária baiana servidas aos banhistas dentro do mar.

Já a Praia do Porto é repleta de barracas que servem iguarias baianas. Lá ficam atracados os barcos de pesca. Quase uma baía, ideal para nadar e para a farra da criançada.Para caminhadas à beira mar a praia ideal é a do Eco Resort. Pode-se ir até Itacimirim ou Guarajuba e, no retorno, tomar um banho em local reservado e tranqüilo, com ondas pequenas e um píer no meio do mar. Praia ideal para a prática de windesurf.

Um dos mais famosos cartões-postais da praia do Forte é a Capela de São Francisco de Assis. Localizada em frente à praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca, ali ocorrem muitas festas e manifestações populares, como Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede.

Não deixe de visitar também o Castelo Garcia D’ávila. É a primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil. Com características medievais, a construção é considerada como a única do gênero nas Américas e, por isso mesmo, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o IPHAN.

Foto via pixabay.com

E uma das atrações mais famosas da região, o Projeto Tamar, recebe principalmente famílias que visitam a Praia do Forte. O projeto é responsável por toda a proteção necessária para a desova de tartarugas marinhas, que escolhem a Praia do Papa Gente, para pôr seus ovos. O monitoramento é feito em uma base do projeto, que conta ainda com um dos centros de visitantes mais completos e modernos do país. Lá o turista visita os tanques com diversos tipos de tartarugas, acompanha a preservação dos ninhos e assiste um filme sobre os trabalhos de preservação desse animal marinho.

Onde ficar

Iberostar Praia do Forte Resort – iberostar.com/pt/hoteis/praia-do-forte/iberostar-praia-do-forte

Tivoli Ecoresort Praia do Forte – tivolihotels.com/br/hoteis/bahia/tivoli-ecoresort-praia-do-forte

Grand Palladium Imbassai Resort & SPA – palladiumhotelgroup.com/pt/bahia/grand-palladium-imbassai-resort-spa

Onde comer

Bar do Souza

Papa Gente – Av. ACM, 201

Sabor da Vila – sabordavila.com

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Istock/ Vinicius Ramalh Tupinamba

Comentários

Sair da versão mobile