A cidade ribeirinha de Monywa, no Mianmar, ainda não está na lista de destinos “must see” no Sudeste Asiático, por isso, para quem a visita acaba sendo um local bem tranquilo e quase exclusivo. Entre as principais atrações estão os diversos mosteiros e templos budistas, que chamam a atenção pelo tamanho e beleza.
O pagode de Shwe Gu Ni conta com um incrível Buda de 33 metros de altura banhado por folhas de ouro. Outro bem popular é o de Thanboddhay, um dos pagodes mais coloridos da Birmânia. Cada parte do edifício principal é coberto com imagens de Buda – acredita-se que o número já tenha ultrapassado 500 mil. Em ambos os pagodes acontecem importantes eventos e festivais culturais da cidade.
Bodhi Tataung Laykyun Sekkya é onde está a estátua de Buda em pé, o segundo maior do mundo. Por dentro da estátua existem diversos escritos e ensinamentos budistas que podem ser vistas por diversos andares. O templo fica rodeado por uma floreta onde cada árvore tem uma grande imagem de Buda por baixo.
As cavernas de Hpo Win Daung unem a natureza com diversas imagens de Buda em seu interior. O complexo de grutas conta com 947 cavernas que foram redefinidas para abrigar as estátuas durante o século 14 e 18. Ainda há diversas pinturas em murais ornamentados para ajudar a compor o visual.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por OSTILL