Você pode até não reconhecer o nome “Monument Valley”, mas com certeza já viu esse cenário em um filme de faroeste americano, como os clássicos dirigidos por John Ford e estrelados por John Wayne. Localizado entre os estados de Utah e Arizona, nos Estados Unidos, é uma área desértica de 370 km² coberta por formações rochosas únicas no mundo.
As tais rochas surgem por todo o horizonte e chegam a ter 300 metros de altura. São uma série de enormes mesas (um tipo de rochedo com topo plano e laterais íngremes) e torres estreitas em formatos surpreendentes. Por serem de arenito, sofreram um processo de erosão ao longo de milhões de anos. Graças às aparições em tantas produções cinematográficas, o local se tornou um cenário icônico do velho oeste americano.
O Monument Valley fica em um local bem remoto, a 290 km do Grand Canyon, a 600 km de Salt Lake City e a 640 km de Las Vegas. Além disso, está localizado no Navajo Tribal Park, uma área protegida na região da nação Navajo, um povo indígena que habita o local desde muito antes da chegada dos colonizadores.
Com tudo isso, Monument Valley parece estar longe de qualquer traço da civilização, cheio de paz e tranquilidade. Também é um ótimo local para observar o céu estrelado à noite. A entrada para o parque fica no lado de Utah e é paga. Para explorar o local, você pode optar por percorrer no seu próprio carro uma estrada de 27 km, fazer um tour de jipe com um guia Navajo local, andar a cavalo, voar de balão ou fazer trilhas. A cidade mais próxima é Kayenta, no Arizona.
Mais informações em: visiteosusa.com.br e monumentvalley.org
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / lucky-photographer