O cenário de Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, é de encantar. Paisagem serrana, campos, rios, cachoeiras e árvores Sibipirunas formam a pequena cidade do Vale do Paraíba. Com rica cultura, tradições e manifestações culturais, o município que inspirou o escritor do Sítio do Picapau Amarelo é destino ideal para quem quer mergulhar no turismo regional.
A cidade preserva a memória de seu filho ilustre tanto em seu nome como também em seu maior patrimônio, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O município abriga o local que pertenceu ao ilustre literário e que inspirou grandes personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.
O centro da cidade possui o charme e tranquilidade do interior. Jardins que abrigam árvores centenárias como a Sibipiruna, espécie em extinção presente em todas as ruas do município. Uma Matriz em homenagem a Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso, guarda 150 anos de fé e patrimônio artístico. Revestida com pinturas do santíssimo sacramento representado em arte barroca.
Conhecido por sua beleza arquitetônica, o Paço Municipal da cidade de Monteiro Lobato possui letreiros na cor dourada e janelas e portas em madeira maciça. O prédio foi construído no início do século XX. Manteve sua estrutura e arquitetura no decorrer dos anos. Abriga o poder municipal e uma galeria de fotos dos antigos administradores.
Entre as diversas cachoeiras que cortam a cidade, a do Reino das Águas Claras se destaca. “Cachoeira de águas cristalinas onde nadam peixinhos de olhos arregalados”, foi essa a definição encontrada pelo escritor, José Bento Monteiro Lobato, para descrever a cachoeira localizada nos arredores do Sítio do Picapau Amarelo. O local, que está cerca de 8 quilômetros do centro, possui uma exuberante área verde, apropriada para famílias e grupos.
Como chegar
Monteiro Lobato está a cerca de 130 quilômetros de São Paulo e tem acesso pelas vias Presidente Dutra e Carvalho Pinto.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque: Aniello de Vita – Expressão Studio