Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Monte Nemrut é um dos cenários mais surreais da Turquia. Localizado no sudeste do país, a 750 km da capital Ancara, Nemrut Dağ é um antigo mausoléu que data do período helenístico, erguido há mais de dois mil anos atrás.
No topo do monte, a uma altitude de 2.150 metros, há enormes cabeças de pedra que restaram do antigo complexo de templos construído por Antíoco I, do Reino de Comagena. Com a ação do tempo e de terremotos, as cabeças se desprenderam das estátuas, que, quando completas, tinham cerca de 10 metros de altura.
Eram figuras em homenagem a deuses gregos e persas, ao próprio Antíoco I e guardiões em forma de leão e águia. Os corpos das estátuas ainda se encontram entre as ruínas, em um nível acima das cabeças. O monte era referido como “os tronos dos deuses”. Os terraços desse sítio arqueológico guardam ainda outros tesouros bem preservados.
Os passeios ao Monte Nemrut são bem populares na Turquia, principalmente ao pôr do sol, quando a luz do entardecer sobre as estátuas rende um lindo espetáculo. É possível percorrer boa parte do trajeto até o topo de carro, seguido de alguns metros de caminhada. Há infraestrutura turística em cidades próximas, como Kahta e Karadut.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / nejdetduzen