Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.
Isso porque o espaço abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
O Pico da Bandeira é o principal atrativo de recreação do Parque, frequentado especialmente nos meses mais frios e secos do ano. No caso, a principal atividade realizada é a subida ao Pico durante a noite e madrugada para ver o nascer do sol e, sendo assim, o período preferencial é aquele da lua cheia no mês de julho.
Outra opção é a subida ao Pico durante o dia, com entrada e saída no parque no mesmo dia. Para quem vai pernoitar, a entrada no parque deve ser realizada até às 18 horas, e as áreas disponíveis para acampamento são Tronqueira e Terreirão pela Portaria MG e Macieira e Casa Queimada pela Portaria ES. Lembrando que em caso de pernoite, é necessário realizar a reserva com antecedência.
Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.
Entre as cachoeiras, a que mais chama a atenção é a Bonita. Localizada no rio José Pedro a uma altitude de 1.750m, encontra-se nas proximidades do acampamento da Tronqueira e a cerca 5,5km da Portaria de Alto Caparaó. O atrativo é formado por cachoeira com cerca 80m de queda, subdividida em dois degraus principais.
Para atingi-la, deve-se percorrer uma trilha com cerca 300m de comprimento, fácil de ser percorrida, com escada de cimento e corrimão. A meio caminho da trilha existe um mirante natural, com plataforma de madeira. Ao longo da trilha e no entorno da cachoeira é formado por vegetação de floresta e campo de altitude.
O Parque Nacional do Caparaó está aberto ao público durante todo o ano, de segunda a domingo. O horário de funcionamento do espaço é das 7h às 18h.
Para chegar ao destino, saindo de Vitória, siga pela BR-101 até Cachoeiro de Itapemirim(ES), até aí são 131 km. Partindo de Cachoeiro, são mais 75 km até Guaçuí(ES) e então, mais 37 km até Dores do Rio Preto(ES).
Texto por Eliria Buso com Informações icmbio.gov.br
Foto por Yuri Barichvich