Ícone do site Qual Viagem

Monemvasia: um vilarejo escondido ao sul da Grécia

Foto por Istock/ joci03

À primeira vista, a pequena Monemvasia, ao sul da Grécia, não parece nada além de uma ilha rochosa. Com uma enorme pedra de mais de 300 metros, a ilha, que na verdade se liga ao continente por uma estradinha, abriga todo um vilarejo medieval escondido do outro lado.

Foto por Istock/ Gatsi

Banhada pelo Mar Egeu, a cidadezinha de Monemvasia tem mais de 1,5 mil anos de história, tendo se separado do continente em 375, como resultado de um terremoto. Depois de um passado rico e importante, tanto comercial quanto geograficamente, essa região sofreu um relevante declínio e só voltou a ser descoberta, já com finalidade turística, na década de 1970.

Foto por Istock/ DimaBerkut

Nessa época, inclusive, suas principais construções, que representam a arquitetura bizantina, foram restauradas. Algumas foram mantidas, outras se transformaram em hotéis-boutique e restaurantes.

Foto por Istock/ Charalambos Andronos

Com uma atmosfera de museu, a cidadela esculpida nas encostas da rocha encanta com suas ruas estreitas, mais de 40 igrejas, mesquitas e casas senhoriais. Todo esse clima dá ao lugar, inclusive, um ar de muito romantismo. Apesar de não haver praia – mesmo com toda a abundância de águas de um azul intenso – o destino encanta os casais com suas atrações histórico-culturais.

Foto por Istock/ Monemvasia

O vilarejo está localizado a cerca de 300 quilômetros de Atenas, sendo facilmente acessado de carro ou ônibus. Há quem diga que uma road trip por essa região do Peloponeso é uma viagem imperdível! Ao chegar à única entrada da “fortaleza medieval”, os visitantes deixam os carros e partem em caminhada para as ruelas de pedra. Para evitar o calorão – principalmente na hora de carregar as malas -, a dica é visitar Monemvasia durante a primavera.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ joci03

Comentários

Sair da versão mobile